Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A fábula do assaltante que se torna homem da lei ganha vida no longa “1º Assalto ao Trem Pagador”. A história do destemido Zeca Vaccariano é o tema do filme, produzido por Ernoy Matiello, que será lançado no Tocantins nas salas do CineSesc. Em Gurupi, a obra estará em cartaz nos dias 09 e 10 de abril, às 19h30. Já em Palmas, a produção será exibida no dia 11, no mesmo horário.

Mais de 14 meses entre o trabalho de pesquisa, a elaboração do roteiro, as locações e a montagem. Finalmente o Brasil vai conhecer a nova produção de Ernoy Mattiello, graduado em Comunicação Social pela Unirg de Gurupi. A saga do destemível Zeca Vaccariano que por muitos anos intrigou gerações no Vale do Contestado em SC, agora é real: O Primeiro Assalto ao Trem Pagador, filme docudramatizado por 85 atores regionais vai contar essa fábula. 

Na obra o radialista Tchê Mendes vive José Antônio de Oliveira, o tal Zeca Vaccariano, mentor e executor do que seria o maior atentado financeiro da história universal. Para governar a província, o saudoso João Paulo Dantas, artista de mil faces é Felipe Schmidt. De bandido a justiceiro, a trama ganha vida na curiosidade do escriturário Carlos Gaethener, interpretado pelo cantor e compositor Gabriel Sater, filho de Almir Sater. 

Além da dramatização, cenas originais da época e entrevistas dão contornos de realismo jornalístico à história que também explora as construções do túnel de Pinheiro Preto, e da ponte metálica de Marcelino Ramos, RS. A colonização do oeste e Vale do rio do Peixe, entre outros aspectos da histografia regional também estão presentes na obra com duração de cerca de 56 minutos.

O clímax da trama se passa em Outubro de 1909, no então município de Campos Novos, na Região do Contestado – SC – Brasil, local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto. Zeca Vaccariano, empreiteiro, construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como: Executor do 1º Assalto ao Trem Pagador.  

A audácia do ex-combatente da Revolução Federalista antecedeu outros dois assaltos a trens que ficariam famosos pelo cinema. Em 1960, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros do carro pagador da Central do Brasil. Mas o título de ladrão do século estava destinado a Ronald Biggs.  Em agosto de 1963 o britânico causou pânico na Escócia ao roubar 2,6 milhões de libras. Agora a mesma arte cinematográfica que rendeu fama aos vilões, promete imortalizar Zeca Vaccariano. 

Para celebrar o momento histórico vivido pela cidade que teve seu surgimento chancelado pela saga do trem pagador, a prefeitura de Pinheiro Preto prepara uma turnê com projeções em seis cidades ligadas a ferrovia SP – RS: Além de Pinheiro Preto e Piratuba, que sediaram as gravações, Joaçaba, Videira e Concórdia, em Santa Catarina e a cidade de Erechim no RS, também estão no circuito.  

A produção deve ser lançada ainda neste semestre no circuito nacional, além de ter a estreia em televisão prevista para 2013.