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Estado

Foto: Divulgação

O movimento Pró BR-010 reunido na Assembléia Legislativa do Tocantins na tarde desta sexta-feira, dia 5, com o superintendente do Dnit, Amauri de Souza Lima, lideranças políticas e rurais da região Leste do Estado procurou definir formas de convencer o Governo Federal para terminar a construção da BR-010. A obra se encontra paralisada há cerca de 6 anos e segundo o superintendente não existem recursos no Orçamento da União deste ano para o retorno da construção.

Para Amauri as lideranças dos municípios interessados terão que se mobilizarem para sensibilizar a presidente Dilma a colocar a obra no PAC, pois para ele só assim se terá segurança da sua conclusão. “O que é da nossa alçada que é o projeto da obra, este está pronto, o que faltam são recursos financeiros, medida que não depende da Superintendência e sim de Brasília”, esclareceu Amauri.

O representante federal disse, no entanto, que obras de reparos já estão sendo realizadas nos trechos da BR que compreendem os municípios de Itacajá e Goiatins, e um novo edital está sendo finalizado e dentro de um mês, a parte que liga Aparecida do Rio Negro e Rio Sono terá a conservação iniciada.

Os coordenadores do movimento marcaram novo encontro com Amauri para conhecer e compreender os passos para convencer o Governo Federal na alocação de verbas e com isso contornar a situação da falta de recursos para a obra. Apesar disso o grupo definiu que serão produzidos materiais de divulgação do movimento, como faixas, adesivos e banner, além de visitas aos municípios das margens da rodovia para a mobilização popular e política e ainda a coleta de assinaturas para a produção de abaixo assinado que deve ser entregue a presidente Dilma.

A BR-010, conhecida popularmente como Rodovia Belém-Brasília e como Rodovia Transbrasiliana, é uma rodovia federal. Seu ponto inicial fica na cidade de Brasília (DF), e o final, em Belém (PA). A BR possui diversos trechos sem pavimentação ou ainda por construir, principalmente no Tocantins. Sua extensão é de 1959,6 quilômetros (incluídos os trechos não construídos).

No Tocantins, os únicos trechos que possuem um trânsito relativo de veículos são os trechos entre o povoado do Príncipe (em Natividade) e Silvanópolis, e o trecho entre o km 402 (Fazenda Frigovale I) e o entroncamento da TO-020, em Palmas. 

Para um dos membros do Movimento Pró BR-010, o jornalista Elpídio Lopes, a reunião foi bastante produtiva, já que houve um número considerado de representantes de vários municípios, além de terem surgido propostas para solucionar o problema.

Também participaram da reunião o prefeito de Rio Sono, Roberto Campos (PR), vice-prefeito, Célio Pontes, vereador de Pedro Afonso, José Ribamar (DEM), a bancada de vereadores de Rio Sono liderada pelo presidente da Câmara, Raul da Mansinha (PSD), deputado José Geraldo, represente da União dos Vereadores do Tocantins, procurador do Estado Josué Amorim e fazendeiros da região. 

Reforço Parlamentar

O deputado estadual José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) participou da reunião do Movimento Pró BR-010. “A participação de todos os representantes desde o municipal, passando pelo estadual até o federal, é de suma importância para fazer acontecer”, ressaltou José Geraldo.

José Geraldo disse que não era preciso falar sobre a importância da BR-010 para o Tocantins, "tampouco sobre o prejuízo que a região está tendo sem essa via de acesso. Estarei semana que vem com o senador João Ribeiro (PR) e com certeza intercederei junto a ele, em prol do Movimento”, finalizou o deputado. (Secom)