Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Claudio Frascari

O PPS de Gurupi multiplicou na noite do último sábado, 6, o número de filiados em um evento que atraiu ex-lideranças de vários partidos, dentre elas o ex-presidente da Comissão Provisória do PTB de Gurupi, Silvino Victor, o ex-presidente do PV de Gurupi, o jornalista Paulo Albuquerque, os ex-vereadores Adalberto Antero, Dalvino Reis e João Santos, o jornalista e músico Chiquinho Chokolate, o ex-secretário municipal de educação Barbazia, o Pakalolo e empresários conhecidos na cidade, dentre eles Edmundo Brandão Calil, conhecido como Edmundo da Colorin e Zezinho da Lafich. O evento foi também prestigiado por várias lideranças da região e pelos vereadores Zé Henrique (PRTB) e Glaydson Nato (PR), que acompanhou a filiação do seu pai Antônio Nato Pereira no PPS.

Segundo o presidente da Comissão Provisória do PPS, vereador Ataíde Salgado foram aproximadamente 100 filiações no evento, onde foi anunciado o nome da presidente do Setor Bom Sossego, Dulce Milhomem, como Coordenadora do PPS Mulher em Gurupi. “Nós do PPS entendemos que a mulher, depois de muitas lutas, conseguiu ocupar o seu papel no cenário político. Um exemplo é a presidente Dilma e em Gurupi o PPS abre hoje mais um espaço para o fortalecimento da mulher no meio político. Hoje é um orgulho par nós nomear a nossa Coordenação Municipal da Mulher e receber tantas lideranças”, disse o vereador ao abrir o evento.

O presidente do partido no Estado, deputado Eduardo do Dertins, defendeu uma maior participação do município de Gurupi e região sul nas decisões políticas do estado. Ele acredita que o fortalecimento da representatividade partidária na Assembleia, Câmara de Vereadores e Prefeituras é que os municípios da região sul terão mais espaço de participar ativamente das decisões que acontecem no Governo do Estado. “Somo o terceiro maior colégio eleitoral do Tocantins e vamos trabalhar para que possamos ter pessoas de Gurupi que vão sentar na mesa de qualquer decisão que o Tocantins queira tomar. Com muito orgulho o PPS hoje está com pessoas que têm sonhos, garra e vontade de trabalhar e de participar ativamente de um projeto maior para Gurupi. Observando a vontade de cada um de nós, podemos até sonhar em ocupar o cargo maior que todos os partidos sonham em chegar. Começa aqui a nossa corrida, a nossa missão de chegarmos o mais longe que pudermos”, avaliou o deputado.

Crescimento do Partido

Eduardo do Dertins disse que antes o PPS nenhuma cadeira no estado e que hoje possui a segunda bancada na Assembleia Legislativa do Tocantins. “Não ocupávamos nenhuma cadeira no cenário municipal e no cenário estadual. Começamos um trabalho árduo para que o PPS pudesse ocupar os espaços da política e hoje somos a segunda bancada na Assembleia com três deputados estaduais, tivemos a condição de fazer um vice-governador e um deputado federal”.

Cenário Político Estadual

Eduardo do Dertins disse que o cenário político do Tocantins vive um momento de quebra de paradigmas que permite o crescimento dos partidos e surgimento de novas lideranças que podem até mesmo concorrer uma vaga ao governo do Estado. “Nós assistimos no Estado uma nova era, uma mudança radical nos conceitos políticos. No Estado, até pouco tempo, só tinham dois grupos que eram liderados pelo nosso governador Siqueira Campos e a oposição liderada pelo ex-governador Marcelo Miranda. Hoje, nos deparamos com uma situação onde nós temos um governador com uma idade que já não sugere que ele continue ocupando cadeiras no cenário da política e, por outro lado, o ex-governador que por força da justiça também não pode continuar a sua luta e desempenhando um posto político. Diante disto, os partidos começam a se movimentar e aglutinar lideranças. E, o PPS, que ocupa a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, não pode se curvar, mas deve cumprir a missão de ocupar, cada vez mais espaço na política do nosso Estado. Começamos esta caminhada aqui em Gurupi, nos fortalecendo e nos colocando em uma posição para ocupar um espaço na política tocantinense com  um grupo de pessoas que no futuro podem, junto com um grupo de outros partidos, indicar o nome que vai sentar naquela cadeira maior do governo”, disse. (Site Atitude Tocantins)