Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Projeto de Segurança Alimentar para Povos e Comunidades Quilombolas implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), em 2011, já está em fase de colheita. De acordo com a coordenadora do projeto, Cinthia Barros, a produção das comunidades já está sendo utilizada para o autoconsumo e o excedente será vendido para o programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar.

O projeto apoia o desenvolvimento de atividades produtivas agroecológicas de mandioca, feijão, abóbora, apicultura e hortaliças nas comunidades quilombolas do Tocantins. Além de estimular a produção para o autoconsumo o Projeto também visa capacitar tecnicamente os produtores e revitalizar infraestruturas para beneficiamento de alimentos.

Quanto a implantação da infraestrutura para apicultura a coordenadora Cinthia Barros explica que as unidades já foram licitadas, os contratos estão sendo assinados e em breve começarão as instalações nas comunidades.

Cinthia informa, ainda, que o Projeto foi muito bem recebido pelas comunidades: “Em algumas localidades as famílias se sentiram tão estimuladas que resolveram agregar outras lavouras àquelas propostas pelo Projeto e este empenho tem trazido ótimos resultados”.

A equipe técnica da Setas acompanha constantemente as atividades do Projeto. De 08 a 12 de abril o monitoramento acontece nos municípios de Aragominas, Brejinho de Nazaré e Mateiros.

Municípios atendidos

O Projeto atende em média 450 famílias de oito comunidades quilombolas. Em Arraias, a comunidade atendida é Lagoa da Pedra, em Santa Tereza - Barra da Aroeira; em Aragominas - Baviera; em Brejinho de Nazaré - Comunidade Malhadinha; Porto Alegre - Comunidade São Joaquim e Lajinha; Natividade - Comunidade Redenção; Mateiros - Comunidade Mumbuca.