Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Imagem de satélite da Serra da Cangalha Imagem de satélite da Serra da Cangalha

A abrangência da área de preservação ambiental da região da Serra da Cangalha, no município de Campos Lindos, 491 km de Palmas, nordeste do Estado, poderá ser fixada em 100 metros de distância das bordas exteriores da serra. Um requerimento de autoria do deputado José Augusto Pugliese (PMDB) foi aprovado em regime de urgência na sessão matutina desta quarta-feira, dia 10. A proposta será encaminhada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMADES), que pretende criar no local o Monumento Natural da Serra da Cangalha.

A solicitação pretende diminuir o impacto social junto à população rural de Campos Lindos por meio da criação de Unidade de Conservação, que prevê restrições aos produtores rurais no entorno da serra. “Considerando ser uma área bastante povoada, com aproximadamente 200 famílias que sobrevivem da agricultura familiar e de lá retiram sua renda, é importante observar esse limite de 100 metros já aprovado pela Câmara Municipal de Campos Lindos”, argumenta Pugliese.

Conforme o Governo, a Unidade de Conservação da Serra da Cangalha é resultado de estudos iniciados em 2008, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Organização Não Governamental The Nature Conservancy (TNC) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). O projeto não prevê desapropriação obrigatória de suas terras e permite que atividades diversas sejam realizadas em seu interior, desde que compatíveis com os objetivos de conservação da Unidade.

Serra da Cangalha

Na Serra da Cangalha localiza-se uma cratera criada pelo impacto de um meteoro há cerca de 300 milhões de anos. Ela tem 12 km de diâmetro e paredes de mais de 400 metros de altura. É a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Domo do Araguainha, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, com 40 quilômetros de diâmetro.

De acordo com a Nasa, a agência espacial norte-americana, a cratera de Campos Lindos é a mais bem preservada entre as oito conhecidas no Brasil e uma das mais bem preservadas do mundo. Estudos apontam que o impacto do meteorito na região influenciou na formação do Rio Araguaia. (Dicom AL)