Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estará no Tocantins na manhã desta sexta-feira, 12, para lançar ao lado do governador Siqueira Campos o projeto do Parque Aquícola do Lajeado, no lago da UHE Luis Eduardo Magalhães. Com a instalação do novo parque, a estimativa é que o Tocantins atinja o patamar de maior produtor de pescado do Brasil. “Vamos transformar o Tocantins no centro de aquicultura do Brasil. Com o potencial que o Tocantins tem no setor, os esforços que o Estado está fazendo e o apoio do Governo Federal, isso será feito”, disse o Governador, que recebeu na manhã desta quinta-feira, 11, ligação do próprio ministro informando sobre a concretização do projeto.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Miyuki Hyashida, comemora a instalação do Parque Aquícola no Estado e destaca a potencialidade do Tocantins para a produção de pescado. “Se em apenas um lago, nós temos a capacidade de produzir a metade da produção nacional, imagine o potencial do Estado ao usar todos os lagos”, completou. Atualmente, o Tocantins conta com três grandes lagos de usinas hidrelétricas com capacidade de produzir pescado.

A presidente do Ruraltins explicou ainda que o Parque Aquícola do Lajeado terá condições de produzir cerca de 150 mil toneladas de pescado por ano, beneficiando, desta forma, mais de 4 mil famílias que têm na pesca o seu sustento. “A instalação do Parque vai trazer desenvolvimento econômico para uma parcela muito grande da população. Grande parte das colônias de pescadores estava esperando justamente esta situação de legalização para exercerem a atividade”, disse.

Lançamento

O lançamento do Parque Aquícola do Lajeado está previsto para as 10h desta sexta-feira, no Palácio Araguaia. Na ocasião estarão presentes o governador do Tocantins,Siqueira Campos; o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella; a presidente do Ruraltins, Myiuki Hyashida; autoridades ligadas ao setor e representantes dos pescadores. (ATN)