Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Começa nesta segunda-feira, dia 15, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe.  Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril e o dia D de vacinação está marcado o dia 20 abril.

A meta da Secretaria Estadual de Saúde - Sesau é vacinar 250 mil pessoas do grupo prioritário em todo Tocantins. Devem receber a vacina idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde.  O Estado tem disponível 255 mil doses de vacinas que serão distribuídas aos municípios.

A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque tem tratamento.

Segurança

A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente. A vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.