Palmas

Foto: Divulgação Prefeito e procuradora geral assinam termo de adesão Prefeito e procuradora geral assinam termo de adesão

O Ministério Público Estadual (MPE) por meio do Núcleo de Excelência em Gestão Pública (Negp) concedeu, na manhã desta quarta-feira, 17, à Prefeitura de Palmas e suas secretarias o certificado de adesão ao Programa de Desburocratização da Gestão Público (Gespública). O evento aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e reuniu procuradores e promotores de Justiça, autoridades municipais, estaduais, além de servidores das várias instituições.

Na ocasião a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, destacou a importância da implantação do Programa no âmbito do MPE. "Sabemos que o maior desafio dos administradores é gerencial, neste contexto entra o Gespública que veio para aprimorar a capacidade de gestão", disse Vera Nilva.

A procuradora relembrou ainda os avanços de gestão que o órgão ministerial alcançou desde a implantação do Gespública em 2009 e falou da satisfação e pode contar com uma equipe comprometida com o trabalho e motivada com o crescimento institucional. "O Programa de Desburocratização estimula e envolve membros e servidores do MPE sempre na perspectiva de melhorias para a instituição e consequentemente para a sociedade", ressaltou a PGJ.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, assinou o termo de adesão e recebeu das mãos da PGJ o certificado confirmando a implantação do Programa na Prefeitura de Palmas e nas secretarias e órgãos da administração municipal. Entusiasmado com a proposta, o prefeito informou que sua equipe está comprometida com o novo projeto e que isso resulta em inovação e transparência. "Que Palmas seja um exemplo de administração pública para o Brasil, por ser a primeira capital a implantar o Gespública em toda a administração", finalizou Carlos Amastha.

O público presente pode saber um pouco mais sobre o Gespública em uma apresentação realizada pelo Secretário de Transparência e Controle Interno de Palmas, João Lira Braga Júnior. Por ser idealizador do Programa no Estado o Secretário destacou com propriedade a criação, o histórico e os objetivos do Gespública. "O Programa veio para deixar a administração menos burocrática e mais eficiente", enfatizou.

O Secretário de Planejamento e Gestão de Palmas, Adir Gentil, destacou a necessidade de uma gestão moderna e eficiente. "Temos a missão de modernizar a administração e prestar à população serviços de qualidade".

Humor

Durante o evento uma interversão artística descontraiu os participantes do evento. O ator Nival Corrêa apresentou "A Caixa", uma encenação que mostrou a importância da desburocratização para o sucesso de qualquer gestão.