Polí­tica

Foto: Frederick Borges Governador Siqueira Campos ressaltou a importância política de Ary Valadão em sessão ocorrida nesta quinta-feira, 18, Assembleia Legislativa   Governador Siqueira Campos ressaltou a importância política de Ary Valadão em sessão ocorrida nesta quinta-feira, 18, Assembleia Legislativa

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 18, a Assembleia Legislativa concedeu a entrega de título de cidadão tocantinense ao ex-governador de Goiás, Ary Valadão e outras quatro autoridades. Durante a solenidade, o Governador Siqueira Campos ressaltou a importância política do ex-gestor goiano na formação e fortalecimento da economia da região que hoje é o Estado do Tocantins.

Em discurso, Siqueira Campos relembrou o período em que foi companheiro de Câmara Federal dos então deputados Ary Valadão e Osvaldo Mota. Na ocasião, o Governador frisou o trabalho exercido em prol da esquecida região do Norte de Goiás. “Vi entusiasmado que vocês tinham este veio de para acabar com as desigualdades, para gerar emprego e renda para o povo da região”, destacou.

Citado pelo deputado José Geraldo (PTB), autor do requerimento que homenageou Valadão, como história viva do Estado, Siqueira Campos delegou a seu antigo companheiro de política, esta função. “Muitas pessoas dizem, pelo meu conhecimento, que sou história viva do Tocantins. Mas você, Ary, é que é a verdadeira história viva desta região”, ressaltou.

Ao assumir a tribuna da AL, o ex-governador de Goiás agradeceu a homenagem e ressaltou as dificuldades enfrentadas pela população da região norte de seu Estado. “O Tocantins, antes de ser Estado era Goiás, e todos os governadores de Goiás passaram a mão nos recursos do Norte do Estado e levaram para o sul, mais desenvolvido e mais próximo à capital federal”, disse.

O ex-governador Ary Valadão ainda lembrou ou as viagens que fazia ao então norte de Goiás, especialmente o município de Augustinópolis, fundado em sua gestão. Ele elogiou o esforço do governador Siqueira Campos para o desenvolvimento do Estado e as ações do atual Governo. “Acompanho sua história, desde a primeira campanha para Deputado Federal, e ainda admiro sua energia e compromisso com o Tocantins”, disse Valadão.

Legado

Instaurado na gestão de Ary Valadão enquanto governador de Goiás, o projeto de agricultura irrigada do Rio Formoso recebeu especial destaque na solenidade, tanto no discurso do Governador do Tocantins, quanto do ex-gestor de Goiás. “Este é o maior projeto de agricultura irrigada do mundo. Essas obras abriram as portas da Ásia para a economia competitiva do Tocantins. Aquele seu projeto eu levei para a Ásia inteira”, disse Siqueira Campos ao comentar sobre a proposta de Valadão.

Homenagens

Além de Valadão, receberam título de cidadão tocantinense o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia; o palestrante espírita Divalo Franco; o médico Aloísio Bolwerk; e a coordenadora da Universidade da Maturidade, Neila Barbosa Osório.