Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Com o tema: "Pecuária, com Tecnologia e Sustentabilidade”, a 13ª edição da Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins terá uma vasta programação de eventos relacionada ao assunto. Um deles é a realização do Feirão de Touro, que ocorre todos os anos e 2013 espera expor mais animais de alto padrão genético. A Feira será realizada de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050.

De acordo com o zootecnista da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Sílvio Reinaldo de Oliveira, o Feirão de Touro reunirá várias raças de animais PO – Puro de Origem, de diferentes regiões do Estado, possibilitando aos produtores adquirir animais de alta linhagem. “São animais criados em regime de pasto, conforme a base de produção de carne do Tocantins”, informa Sílvio.

Ele explicou que no feirão os animais ficam expostos durante o período do evento e a negociação é feita diretamente com o proprietário do animal, ao contrário do que ocorre no leilão. Serão 22 currais no local com capacidade de abrigar confortavelmente cerca de cinco animais cada. Já estão confirmados para o Feirão, animais de fazendas de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, dentre outros.

A engenheira agrícola da Fazenda Barreiro Branco, localizada no município de Paraíso do Tocantins, Itaiane Bucar Schwabacher, disse que a propriedade irá trazer para a feira 16 animais da raça Nelore, na expectativa que o mercado reaja no período do evento. “O valor de mercado está muito baixo nesse momento. Esperamos que o mercado reaja para que possamos comercializar pelo menos 70%”, contou a engenheira, revelando que nas edições anteriores vendeu em média oito animais. Atualmente, o preço dos animais da Fazenda Barreiro Branco, que serão expostos na Agrotins, é de R$ 5.500,00. (Ascom Seagro)