Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) demonstrou indignação com reportagem publicada neste final de semana no jornal O Estado de São Paulo, assinada pelo repórter Leonencio Nossa, durante discurso nesta terça-feira (30/04) na tribuna da Câmara dos Deputados. Segundo Nilmar, a reportagem “denigre a imagem do nosso Tocantins”.

A deputada questiona os dados mostrados na reportagem quando informa: “a mortalidade infantil aumenta no ritmo da expansão de área agrícola”.

“Esse jornalista com certeza não conhece o Estado do Tocantins, até porque os dados que ele coloca são falsos. De 1998 até hoje, nós reduzimos em mais de 10% a mortalidade infantil. Ele não sabe que o Norte de Goiás, quando da criação do Tocantins, possuía 68% de analfabetos, e hoje nós reduzimos esse índice para 14%. O que ele não sabe também é que, em 1998, nós só tínhamos 212 quilômetros de rodovias asfaltadas e hoje já passam de 5.643 quilômetros”, contesta Nilmar.

A parlamentar destacou em seu discurso os avanços registrados no Tocantins, não apenas econômicos, mas sociais. “Ele (o jornalista) se esqueceu que temos o maior IDEB da Região Norte”, disse.

Nilmar admitiu que no Tocantins ainda existem problemas para serem enfrentados, mas que essa é a realidade de todo o Brasil.

“Nós não podemos aceitar que o Tocantins seja colocado como um território fracassado pelo jornal O Estadão. O Tocantins é sim um Estado que vem mostrando que a divisão é um fator de desenvolvimento e é um estado que hoje comemora o sucesso que vem conquistando”, pontuou a parlamentar.