Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Sessenta muda de flores, quatro pés de cocos e trinta placas de grama foram subtraídos do canteiro central da avenida principal do bairro Jardim Taquari, região Sul de Palmas.

O bairro recebeu o novo paisagismo no início do mês de abril, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que realizou o plantio de 8.340 mudas de flores das espécies target, nas cores amarela e laranja, e de  Avinca nas cores pink.

A ação de vândalos já modificou o visual de parte do canteiro, onde é possível presenciar algumas mudas de flores quebradas, pisoteadas e a ausência de placas de gramas no canteiro central.

Moradores

Indignado, o mestre de obra José Roberto, que mora há dois anos no bairro, faz um desabafo sobre o ocorrido. “É  um absurdo está tão bonito e já estão acabando com os canteiros”, disse.

O comerciante Wellington Ferreira disse que tem procurado vigiar para que não pisem nas flores, mas mesmo assim já presenciou alguns atos de vandalismo. “Outro dia um caminhão fez uma manobra e subiu no canteiro. Também vi uma senhora empurrando um carrinho de mão com algumas  placas de gramas”, disse.

Para Ferreira, o plantio de flores no canteiro central da avenida deu um novo visual para quem frequenta o seu comercio. “As pessoas vêm comprar e acabam ficando mais tempo admirando as flores”, disse.

“Quando a gente chega de coletivo e entra no bairro parece que estamos entrando na avenida JK. Ficou muito bonita com as  flores”, disse a estudante Sara Galvão, sobre o novo visual do Jardim Taquari .
 
A dona de casa Luciene Lopes Mireles, veio de Santana do Araguaia (PA) visitar a filha e ficou encantada com os jardins floridos e a academia ao ar livre. “É a segunda vez que venho aqui e agora estou  muito feliz com o que vejo”, disse emocionada.
 
Outro local muito  frequentado no bairro é o parquinho infantil e  a academia ao ar livre, próximos ao posto de saúde.  As estudantes Brena, Geovana e Dhenneffer se revezavam durante os exercícios na academia ao ar livre. “Agente nunca teve uma praça assim para se exercitar e brincar e ainda com um jardim florido bem próximo, disse Dhenneffer Carneiro.

Já o vendedor Eldean Rodrigues acorda todos os dias às 5 horas da manhã para vender salgados. Segundo ele, depois da instalação da academia, o local  é muito frequentado pelos jovens e idosos. “Mudou até a rotina da comunidade, agora, até de madrugada as pessoas estão fazendo academia”, disse. 

Denúncia

A população pode colaborar com a cidade, denunciado. Os que flagrarem algum ato de vandalismo e furto de grama e de mudas de flores podem fazer a denúncia pelo telefone 2111-0628.