Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Nilmar durante gravação de programa Palavra Aberta 2 Nilmar durante gravação de programa Palavra Aberta 2

A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) gravou entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara, reforçando sua posição contrária à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público, da Receita Federal, do Banco Central e de outros órgãos, restringindo as investigações apenas às polícias Federal e Civil.

No programa apresentado pelo jornalista Paulo José Cunha, Nilmar foi categórica em demonstrar contrariedade ao monopólio da investigação. “É muito melhor que tenhamos o Ministério Público atuando num trabalho integrado com as polícias para que haja uma investigação ampla”, pontuou Nilmar.

Questionada se é possível instituir uma harmonia entre as instituições sobre as investigações de crimes, Nilmar disse que esse trabalho conjunto é completamente possível. “Hoje muitos trabalhos são feitos dessa forma conjunta”, acrescentando que após a votação da PEC considera que seja criado um ambiente para trabalhar no sentido de tornar as ações do Ministério Público e das polícias mais integradas. “Para se ter uma ideia, apenas  Quênia, Uganda e Indonésia têm monopólio de investigação”, indicou Nilmar.

A deputada também falou da necessidade de aparelhar melhor as polícias Federal e Civil, para dar a elas mais condições de realizar as investigações com celeridade e sucesso. “Defendo uma discussão ampla dentro e fora da Câmara. Acredito que a sociedade tem manifestado sua vontade. Recebo diariamente muitos e-mails sobre o assunto. Acredito que estamos caminhando para um entendimento”, avaliou Nilmar.