Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), recebeu no último dia 30 de abril, em seu gabinete, alunos do 3º Período do Curso de Odontologia do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). Na oportunidade os estudantes obtiveram informações acerca das implementações de políticas públicas que a Prefeitura de Porto Nacional está imprimindo na área de Saúde do município.

As indagações dos acadêmicos de odontologia do Itpac foram todas no sentido de buscar informações sobre o processo de aplicação de recursos do município, do Estado e da União, na área. Os estudantes também quiseram saber sobre o mecanismo funcional, a rede de atendimento, os procedimentos profissionais e formação do quadro de servidores especializados da rede de saúde portuense.

O prefeito Otoniel Andrade respondeu as questões levantadas pelos estudantes, destacando primeiramente os 100 primeiros dias de sua gestão, tendo como pontapé inicial as ações na Saúde. “Nos primeiro dias da nossa gestão buscamos todas as condições para a readequação daquele espaço físico, adquirimos equipamentos, providenciamos o quadro funcional e entregamos esta importante unidade de saúde à nossa comunidade”, revelou ele, acrescentando em seguida: “Além disso, implementamos todas as condições para que o Ceme também entrasse em funcionamento”.

Ainda segundo o chefe do executivo portuense, o município já providenciou a doação de uma área no setor Imperial para que ali, em parceria com o Governo do Tocantins, seja construído um Centro de Especialidades Médicas. “Neste mesmo setor pretendemos implantar um revolucionário projeto e assim construir o nosso Hospital Universitário, que será um marco para a nossa gestão e também para a nossa comunidade”, lembrou Otoniel Andrade, ressaltando ainda que já no início desde primeiros dias à frente da prefeitura, já havia a determinação de convocarmos todos os concursados do município. “Só para vocês terem uma idéia, nós já convocamos médicos, enfermeiro, físioterepeutas, odontólogos, e técnicos em enfermagem, que hoje já estão atuando na rede de Saúde do município. Saibam vocês que a parte do poder público está sendo feita, espera-se agora que os profissionais façam a deles e leva mais carinho, respeito, solidariedade e humanismo à nossa gente”, disse.

Feira da Saúde

O prefeito Otoniel Andrade ainda informou aos acadêmicos de odontologia que as ações da sua administração para o setor de Saúde retirou o município do Mapa da Dengue e que também a Campanha da Vacinação Contra a Gripe foi um sucesso. “Já no dia primeiro de janeiro de 2013 determinamos uma operação de limpeza na cidade, buscando com isso o embelezamento de Porto Nacional e a prevenção de doenças como a Dengue. Estes objetivos já foram alcançados. No dia D da Vacinação, realizamos uma campanha de informação e conseguimos alcançar a meta, atingindo cerca de 90%  do pretendido”, informou ele, revelando em seguida que vai realizar a Feira da Saúde, no próximo mês de agosto. “Nos 8 anos em que ficamos à frente da prefeitura, de 1997 a 2004, realizamos este encontro, onde a comunidade e seus representantes, como profissionais da área, professores, alunos e o povo em geral, se envolviam numa grande discussão sobre a saúde. Vamos retomar este debate”.    

Otoniel Andrade revelou ainda aos acadêmicos de odontologia que, a transição da administração passada para a atual, foi civilizada e proveitosa. “Porto Nacional tem um diferencial de alguns importantes municípios do Tocantins. Aqui não fazemos política como ação impeditiva de convivência cidadã. Certamente temos nossas diferenças ideológicas, mas respeitamos o interesse coletivo, que é o mais importante. E é assim que devemos agir enquanto profissionais. Espero que vocês levem estas lições para seus consultórios e ali implementem mais humanismo, mais solidariedade e respeito ao povo. Desta forma, vocês estarão praticando civilidade e levando dignidade a seus pacientes”, concluiu o prefeito.