Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Vice-governador João Oliveira e o ministro Pepe Vargas se cumprimentam e celebram parcerias entre os governos estadual e federal em benefício dos municípios tocantinenses.

Vice-governador João Oliveira e o ministro Pepe Vargas se cumprimentam e celebram parcerias entre os governos estadual e federal em benefício dos municípios tocantinenses. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Vice-governador João Oliveira e o ministro Pepe Vargas se cumprimentam e celebram parcerias entre os governos estadual e federal em benefício dos municípios tocantinenses. Vice-governador João Oliveira e o ministro Pepe Vargas se cumprimentam e celebram parcerias entre os governos estadual e federal em benefício dos municípios tocantinenses.

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e o vice-governador do Tocantins, João Oliveira, estiveram em Araguaína, a 368 Km de Palmas, nesta sexta-feira, 3, para inaugurar a nova sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município. Na ocasião, foram entregues pelo governo federal, 72 máquinas que irão atender os municípios da região Norte do Estado com infraestrutura viária e agrária. Com ações voltadas ao fomento das atividades agrícolas no Estado, o governo federal complementa as ações do Governo do Estado para a melhoria na produção de alimentos e economia agrícola no Estado. O vice-governador esteve em Araguaína representando o Governador Siqueira Campos.

Para o ministro, as ações representam um avanço para o setor agrícola tocantinense. “É importante porque o Incra de Araguaína representa 25 municípios e vai atender às demandas da população”, disse. Além disso, com as 85 novas máquinas repassadas às 72 cidades da região, o grande projeto de recuperação da malha viária, promovido pelo Governo do Estado, receberá um importante reforço federal. “Foram entregues máquinas que melhorarão as estradas vicinais da região, possibilitando o escoamento da produção e o acesso aos assentamentos”, frisou.

De acordo com informações do MDA, a doação das máquinas vai auxiliar no combate aos efeitos da estiagem no Estado, além de contribuir para a economia dos municípios.

Tocantins

João Oliveira destacou a importância das ações conjuntas entre os Governos Federal e Estadual para fomentar a produção de alimentos no Tocantins. “Nós estamos determinados a colocar um trator em todos os municípios para fomentar os assentamentos, os trabalhos agrícolas”, disse, sobre o conjunto de ações promovidas pela administração estadual em parceria com o governo federal e municípios.  

 Sobre a operação de recuperação da malha viária do Estado, o Vice-Governador frisou que a integração entre as formas de transportes será o grande trunfo do Tocantins na logística de distribuição de produções. “A Agetrans (Agência de Máquinas e Transportes)está neste momento tapando buracos e depois das chuvas teremos estradas novas, estruturadas, com capacidade de atender às necessidades da nossa população”, completou.

 Parcerias

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, salientou a necessidade de capacitação aos produtores rurais, principalmente para a adesão ao Programa Compra Direta, que fornece alimentos para a merenda escolar. “São poucos produtores que estão aptos a para participar do programa. A extensão, o acompanhamento técnico são importantes para que este conhecimento chegue ao homem do campo”, disse.

Da mesma forma, o presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, destacou a importância de ações paralelas para efetivar a reforma agrária. “Não se pode achar que a questão da Reforma Agrária será resolvida somente com a entrega de terras. Entregamos às famílias o passo a passo que será feito com relação ao acesso aos programas e como ter a garantia das Prefeituras dos Municípios para a aquisição de alimentos para a merenda das escolas”, salientou.

 Assentamento

Em Araguaína também foram entregues títulos definitivos de posse de terras rurais em glebas de municípios da região Norte do Estado.

Antes da entrega das máquinas e inauguração da nova sede do Incra, o ministro, o vice-governador, representantes do Incra e o prefeito Ronaldo Dimas estiveram no município de Xambioá, a 130 Km de Araguaína, onde foi inaugurado assentamento da reforma agrária na região do assentamento Barra do Lontra.

Presenças

Na nova sede do Incra em Araguaína estiveram presentes prefeitos da região, os deputados federais César Halum e Lázaro Botelho,  a deputada estadual Amália Santana, o superintendente do Incra no Tocantins, Ruberval Gomes da Silva, além dos  secretários de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, do Desenvolvimento Agrário e Regulação Fundiária, Irajá Abreu, entre outros auxiliares diretos do governador.