Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Os últimos preparativos para a realização da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - 2013 acontecem nesta segunda-feira, dia 6. Mais de 2.500 animais (bovinos, caprinos, peixes, abelhas, equinos, entre outros), que participarão da Feira, através de exposições, torneios e concursos, serão levados para o Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO -050, km 23. A Feira, com o tema ‘Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade’, será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, e a abertura ocorrerá na quarta-feira, dia 8, às 9h, com participação do governador do Estado, Siqueira Campos, produtores e autoridades locais.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, apesar do foco da Feira este ano ser pecuária, todas as áreas produtivas serão contempladas na programação. “Nosso intuito é fazer uma feira ainda melhor este ano e por isso vamos oferecer cursos, palestras e capacitação para todas as nossas áreas de produção”, afirmou o secretário de Agricultura.

Com mais de 300 eventos, a Agrotins 2013 terá diversos cursos, palestras, exposições, torneios, vitrines e clínicas tecnológicas, além de comercialização de máquinas e animais. Este ano, a área de exposição de máquinas e expositores aumentou em 12 mil metros quadrados, totalizando 612 mil metros quadrados de área total. A expectativa é que mais de R$ 350 milhões sejam movimentados em negócios durante a Feira.

Programação

No primeiro dia de Agrotins serão realizados cursos de piscicultura, durante o período da manhã e a tarde, no Pavilhão da Aquicultura e Pesca. No auditório da Faculdade Católica, haverá palestra sobre recuperação de pastagens, a partir das 15 horas. Já no Pavilhão Central, haverá pela manhã e durante a tarde, cursos sobre capacitação dos agentes de leitura do Programa Arca das Letras.

Confinamento, Compensação de Carbono, Pastagens Irrigadas, Aproveitamento de Biomassas e Manejo Integrado de Apicultura/Lavoura, são alguns dos temas das palestras que acontecerão no segundo dia da Agrotins. Neste dia também acontecerá o I Seminário de Ovinocaprinocultura, além de diversas oficinas, cursos, oficinas práticas e clínicas tecnológicas.

Na quinta-feira, dia 9, será realizado o I Seminário - O Uso das Biomassas Energéticas e Biodigestores nos Sistemas Agropecuários, com palestras pela manhã e à tarde. Haverá também o II Seminário de Bovinocultura de Corte, com programação pela manhã, além de diversas palestras, oficinas práticas e clínicas sobre agrobiodiversidade, irrigação, avicultura, produção de hortaliças, dentre outros temas.

O destaque para a programação de sexta-feira, dia 10, será o Ciclo de palestra ‘Agropecuária no contexto das Mudanças Climáticas’. Nesta data, haverá ainda mini-curso sobre ‘Manejo de Meliponário’ e ‘Citogenética para o Conhecimento da Biodiversidade’ e palestras sobre irrigação, sanidade animal, agricultura de precisão, pastagens, piscicultura e silvicultura. 

No sábado, 11, último dia da Agrotins o feirão de comercialização de touros, o torneio leiteiro, julgamento de ovinos, exposições de abelhas nativas e de orquídeas, flores e plantas ornamentais serão algumas das atrações. Também serão realizadas palestras, cursos, visitas técnicas, demonstrações práticas, exposições e provas equestres. (Ascom/Seagro)