Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde


Uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) DATASUS/RJ esteve na manhã desta quinta-feira, 9, no HGPP - Hospital Geral Público de Palmas para realizar uma avaliação sobre as condições físicas e estruturais do Pronto Socorro (PS). O objetivo da consulta é a liberação de recursos através do programa do Governo Federal “SOS. Emergência” que visa dar apoio aos hospitais da rede SUS que atendem urgências-emergências, no sentido de melhorar a gestão e a qualidade assistencial.

A administração dos recursos, que serão destinados diretamente ao HGPP, será definida pela direção do hospital, conforme critérios de prioridade como, por exemplo, a ampliação do fluxo de internação, protocolos clínico-assistenciais e administrativos, organização da gestão de leitos, adequação da estrutura e do ambiente hospitalar, além da regulação e articulação com o sistema de saúde. Outro benefício que o SOS Emergência também contempla é a instalação de câmeras de monitoramento para acompanhar todos os procedimentos realizados no PS.

Após a reunião, os técnicos visitaram as instalações do PS e confirmaram que a realidade do HGPP não difere de outras unidades hospitalares públicas do País. “Este programa contemplou 18 hospitais da Federação. A nossa equipe já passou por outras Capitais e encontramos as mesmas condições referentes às demandas de atendimento e espaço físico”, explicou a técnica do Ministério da Saúde, Maristela Sales.

Para Paulo Cezar Rossi, que também é representante do MS, o programa proporciona adequações necessárias para o bom atendimento e funcionamento administrativo dos PS’s. “O aumento da população acarreta à necessidade de ajustes periódicos que raramente acontecem”, frisou. Ele citou as áreas físicas que muitas vezes não são utilizadas ou que poderiam serem melhor aproveitadas, “desafogando o funil da urgência e emergência”.

Participaram da reunião a direção do HGPP, os técnicos do Ministério da Saúde, Maristela Sales e Paulo Cezar Rossi, a representante da Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Iana Silveira Machado Inocente.