Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (PSD), esteve reunido na tarde desta última sexta-feira, dia 10, com o diretor presidente do grupo Fertilizantes Tocantins, empresário José Eduardo Motta. O encontro aconteceu no stand da empresa instalado dentro do parque da Agrotins-2013. Na oportunidade, Sandoval procurou saber como estava o andamento do projeto de instalação da fábrica na cidade de Colinas, que desde o ano de 2010 o terreno está disponível no terminal multimodal da Ferrovia Norte-Sul daquele Município.

Durante a reunião, Sandoval foi informado que o projeto já está totalmente pronto e que dentro dos próximos dias os serviços de terraplanagem serão iniciados. “São 32 mil metros quadrados de área disponível. Pretendemos investir 50 milhões de reais para implantar a misturadora e distribuidora de fertilizante de Colinas. Vamos gerar aproximadamente 60 empregos diretos e centenas de empregos indiretos com atração de novas indústrias”, adiantou José Eduardo.

Segundo ele, a empresa vai importar matéria prima da Ásia, Europa e Estados Unidos, principalmente potássio, fósforo e nitrogênio, utilizando o Porto de Itaqui no Maranhão. Lá, os produtos serão embarcados nos vagões da Ferrovia Norte-Sul, até o terminal ferroviário de Colinas, onde será instalada a fábrica misturadora. Depois de processados, os produtos excedentes serão transportados para as unidades de Porto Nacional, no Tocantins e Querência, no Mato Grosso, de onde seguirão de caminhões até os produtores de grãos, que são os consumidores finais.

O empresário José Eduardo adiantou para o deputado Sandoval Cardoso, que o projeto só foi retomado agora, devido a grande produção de grãos na região de Colinas, além da vontade política dos atuais representantes e a localização privilegiada da localidade. “Queremos finalizar os trabalhos de montagem da fábrica até 2014. Ultimamente, a região está sendo abastecido através da unidade de São Luiz e, quanto mais rápido o processo de instalação, menos custos para todos. Colinas precisa de uma fábrica”, comentou José Eduardo.

Sandoval garantiu total apoio no sentido de viabilizar o empreendimento. “Esta é uma grande conquista para nossa região”, concluiu. (Dicom AL)