Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) participou nesta segunda-feira, 13, de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 24 anos de Palmas, que serão comemorados no próximo dia 20.

Em seu discurso, Nilmar lembrou da determinação do governador Siqueira Campos, que escolheu construir uma capital planejada e que representasse a força e a grandeza do Estado do Tocantins. “Siqueira Campos queria um Estado pujante que nascesse grande e para isso era necessário uma capital majestosa, no centro do Brasil”, disse em seu discurso.

A deputada acompanhou todo o crescimento de Palmas. Chegou à cidade há mais de 20 anos e viu e viveu os desafios de uma cidade em construção. “Lembro-me de quando, lá de cima da Serra do Carmo, há mais de vinte anos, vi o que não era ainda uma cidade. Não tinha um metro de asfalto, não tinha iluminação pública, era um início de projeto, um sonho começando a se concretizar”, recordou.

Nilmar, que foi prefeita de Palmas entre os anos de 2001 a 2004, fez referência ao trabalho de todos os prefeitos que administraram a cidade (Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, ela e Raul Filho). “Sinceramente acredito que cada um, a seu tempo e a seu modo, fez o melhor que podia para consolidar Palmas. Posso falar por mim. Agradeço a Deus e ao povo de Palmas por ter tido a oportunidade de ser prefeita da cidade. Por ter podido sonhar e realizar ações que, com certeza, ficarão na história da nossa cidade e na memória dos que trabalharam e viveram naquele momento”, observou.

Ao atual prefeito Carlos Amastha, Nilmar disse que reconhecer sua competência e que está disposta a ajudar a tornar Palmas uma cidade melhor para se viver. “Conheço sua (Amastha) capacidade de trabalho e o seu grande amor por Palmas. Peço a Deus que lhe dê condições e sabedoria para que você possa, junto com a sua equipe, com o apoio do governo do estado e do governo federal, cumprir o seu objetivo de tornar Palmas cada vez melhor”, afirmou.

Durante a sessão foram homenageados o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos; os vereadores Major Negreiros e Jucelino Rodrigues; o primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa; o humorista Arnaud Rodrigues (in memórian); a artista plástica Gilda Torres Gomes; os empresários Henrique Cardoso, Walter Meurer (in memórian); os agricultores Anízio Moura e Domingos Franco; o ator Nival Correia; e o funcionário público federal Jayme Lourenço.