Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma sessão solene será realizada nesta próxima quinta feira, 16, às 9h, na Assembleia Legislativa em comemoração ao Dia do Enfermeiro, comemorado no último dia 12 de maio, além do Dia do Técnico em Enfermagem, 18 de maio, e Dia do Auxiliar de Enfermagem, 20 de maio, as datas fazem parte das comemorações da Semana daEnfermagem.

A Semana Brasileira de Enfermagem teve início dia 12 e segue até dia 20. Esta é a 74º edição do evento, que é uma realização nacional, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). No Tocantins a organização da programação é realizada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) e neste ano haverá comemoração em cinco cidades, Paraíso, Guaraí, Gurupi, Araguaína e Palmas.

Na sessão solene dessa quinta, haverá a participação do presidente do Seet, Ismael Sabino e da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Corem- TO), Márcia Amésia. Segundo a organização do evento, espera-se receber mais de 150 profissionais da saúde na comemoração, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Ainda dentro da programação, três profissionais serão homenageados durante a sessão, representando a categoria. Receberão homenagem a enfermeira Suely Costa de Souza, do Hospital Dona Regina, a técnica em enfermagem Kethna dos Santos Barros, do HGPP e a auxiliar de enfermagem Astrogilda Alves de Oliveira, de PSF em Palmas.

A sessão em homenagem à classe foi requerida pela deputada Amália Santana, que tem uma grande vivência e apreço por essa área do conhecimento. Amália Santana é Técnica em Enfermagem e exerceu esse ofício por muitos anos na cidade de Colinas do Tocantins. A deputada considera importante estar celebrando a Semana da Enfermagem, pelas atribuições da profissão e pelo grande trabalho que estes profissionais prestam à sociedade tocantinense.