Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, vinculado a Secretaria da Agricultura e Pecuária, deu inicio a temporada de Feiras e Encontros da Agricultura Familiar de 2013. Ao todo serão realizadas oito feiras, em parceria com as prefeituras municipais e órgãos federais. As primeiras aconteceram na Agrotins, de 7 a 11 de maio, e em Rio Sono nos dias 13 e 14.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Alécia Borges, todas as regiões do Estado serão contempladas pela ação. “A intenção é fazer com que os municípios adotem as feiras de forma permanente, para que assim, os agricultores tenham onde comercializar a produção excedente”, disse, acrescentando que além de promover a geração de renda, as feiras servem como canal de divulgação das políticas públicas em prol dos agricultores, a exemplo dos programas PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (na modalidade Compra Direta) e o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Dados

Em 2012 foram realizadas oito feiras da Agricultura Familiar, injetando mais de R$ 80 mil na economia dos municípios.

De acordo com o último Censo Agropecuário, existe, no Tocantins, mais de 42 mil estabelecimentos da agricultura familiar, o que corresponde a 76% dos estabelecimentos agrícolas do estado. 

Pela Lei 11. 326, de julho de 2006, é considerado agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural em área com até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento. Sendo beneficiários, também, dessa lei silvicultores, aquicultores, comunidades remanescentes de quilombos, extrativistas, pescadores e povos indígenas.

Cronograma das Feiras

Maio

07 a 11 de maio - Agrotins

16 a 19/05 – Palmeiras do Tocantins

17 e 18/05 – Caseara

 Junho

1º/06 – Combinado

20 e 21 – Gurupi

Julho

13 e 14/07 – Porto Nacional

Agosto

1e 2/08 – Arraias

20 e 21/08 – Muricilândia