Educação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (15) dia em que completa 10 anos desde a posse de seus primeiros servidores efetivos, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) dá início a uma série de ações que irão marcar as comemorações alusivas a esta data ao longo do ano.

A primeira delas é o lançamento do selo comemorativo “UFT 10 Anos”, apresentado ao público pela primeira vez por meio do site oficial da instituição e nas redes sociais na internet. A logomarca vai identificar todos os projetos e ações desenvolvidos dentro desse período comemorativo ao longo do ano. Além disso, será lançada uma série de reportagens especiais produzidas pela Diretoria de Comunicação sobre a história e os impactos socioeconômicos da Universidade no estado.

A programação inicial, que inclui atividades culturais e acadêmicas, acontece de 21 a 24 de maio (terça a sexta-feira da próxima semana) no Câmpus de Palmas, e seguirá nos próximos meses – com eventos a serem divulgados posteriormente – nos demais câmpus da UFT espalhados pelo estado. A intenção é mobilizar não apenas a comunidade acadêmica, mas também a comunidade tocantinense. Todos os eventos são abertos e gratuitos.

“A Universidade está sempre de portas abertas à comunidade, mas este momento, especialmente, é de certa forma uma prestação de contas do que foi feito nos 10 anos que passaram e um convite à reflexão no sentido de desenharmos o que será feito daqui para frente” comentou o reitor da UFT, Márcio Silveira, ao reforçar o convite para que a comunidade vá ao câmpus prestigiar os eventos comemorativos.

A abertura oficial ocorre na quarta-feira (22), a partir das 19h, com a conferência sobre “Autonomia Universitária” com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Ainda neste dia haverá apresentação da Orquestra ‘Sanfônica’ Amor Perfeito, formada por crianças da rede pública estadual de ensino, e um coquetel no corredor do Prédio da Reitoria, com a abertura da exposição “As Faces Contemporâneas”, do artista Renato Moura.

Na quinta-feira (23), em sessão extraordinária conjunta do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFT, o professor Ildeu Moreira Coelho, da Universidade Federal de Goiás, profere palestra com o tema “Universidade e Formação”, e na sexta-feira (24) a conferência de encerramento será sobre “Perspectivas e Desafios da Educação Superior no Brasil” com o senador Cristovam Buarque.

A terça-feira (21) é reservada à programação do Centro Acadêmico de Direito, que realizará uma mesa-redonda do projeto de extensão Ordem Jurídica, Igualdade Étnico-Racial e Educação onde serão debatidos temas referentes à “Democratização do Ensino Superior”. O evento em Palmas é uma das etapas do projeto que também ocorre em Tocantinópolis.

A parte cultural das comemorações, além da Orquestra ‘Sanfônia’ e da exposição de pinturas, tem ainda apresentação de dança com o Grupo de Sussia da comunidade quilombola Malhadinha do Tocantins, na terça-feira; show musical com trio de MPB, samba e rock no coquetel de abertura, e show musical em palco aberto no encerramento, com banda ainda a ser confirmada. Além disso, na quinta-feira (23), haverá show de stand up comedy do grupo Tô na Comédia, com Paulo Henrique Vieira, comediante e estudante da UFT. Esta atração já está confirmada para itinerar pelos câmpus do interior nos próximos meses, assim como shows musicais com bandas selecionadas por edital a ser lançado nos próximos dias.

Homenagem interativa

Dentro das ações comemorativas, a Diretoria de Comunicação está preparando um vídeo coletivo com o tema “Meu Momento UFT”. Pessoas que tenham vínculos diretos ou indiretos com a Universidade (alunos, professores, servidores, egressos, participantes de projetos de extensão etc) podem participar desta homenagem colaborativa enviando até segunda-feira (20) vídeos de até 30 segundos contando o seu melhor momento na Universidade.

Por: Redação

Tags: Márcio Silveira, UFT