Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Taquaralto foi cenário de mais uma campanha no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, manifestação envolvendo cerca de 400 pessoas, que, em caminhada fizeram a distribuição de panfletos e abordagem de veículos. A mobilização atingiu todo o comércio da Avenida Tocantins, próximo ao Ginásio Ayrton Senna.

 Na ocasião, o prefeito em exercício, Major Negreiros, destacou a importância da mobilização agradecendo a participação ativa de toda sociedade. “É responsabilidade nossa manter a proteção das nossas crianças e levar informações por meio do ‘disque 100’, disse.”

 Negreiros enfatizou ainda a relevância da participação de todos os segmentos. “Quero neste momento chamar a atenção dos comerciantes e toda comunidade para participarem ativamente dessa campanha e que divulguem essas informações de conscientização  através dos panfletos.  Temos índices que atestam a diminuição dessas infrações, já que o número de denúncias tem aumentado no ‘disque 100’, graças às campanhas feitas em todo o Brasil”, ressaltou.    

 Para a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, a problemática da violência sexual praticada contra a população infanto-juvenil está colocada na pauta dos principais desafios da atual gestão municipal. “A complexidade do tema exige a soma de esforços das várias representações da sociedade, para que o enfrentamento desta cruel manifestação da violência seja capaz de romper a barreira do silêncio, da impunidade e dos preconceitos”, explicou. “No ano passado tivemos 71 casos confirmados e neste primeiro trimestre tivemos 53 casos confirmados. Isso significa que devemos ter muito cuidado com toda situação e criarmos uma grande rede de proteção,” enfatizou.

 Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Telma Correia de Oliveira, nesta semana, várias atividades de caráter educativo e de conscientização vêm sendo realizadas em diversos pontos da Capital, como palestras nas escolas municipais, panfletagem e  seminários. “Conversamos nos últimos dias com cerca de 800 alunos de escolas da região. Abordamos esses assuntos de forma diferenciada, onde, buscaremos combater de forma incisiva a exploração sexual de crianças e adolescentes”, finalizou.

 Estiveram também presentes o Vereador Cleiton Cardoso (PSL) e o vereador Claudemir Portugal (PPS)

 Parceiros

São parceiros da campanha a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Superintendência de Trânsito e Transporte e a Guarda Metropolitana de Palmas. (Secom Palmas)