Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Lago de Palmas tem grande potencial para pesca esportiva

Lago de Palmas tem grande potencial para pesca esportiva Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Lago de Palmas tem grande potencial para pesca esportiva Lago de Palmas tem grande potencial para pesca esportiva

O lago do reservatório da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em Palmas, terá um empreendimento de Pesque e Solte. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira, 17, ao presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Omar Henneman; e para a diretora-superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues de Paula.

O empreendimento vai ocupar uma área de 80 mil metros quadrados próximo ao distrito de Luzimangues e tem previsão de ficar pronto em seis meses. “Será uma construção sustentável, com diversos chalés para oferecer o máximo de conforto e bom atendimento a esse turista que tem um gosto diferenciado”, explica o presidente da Adtur.

De acordo com o empresário do setor da pesca esportiva, Ruy Façanario, o projeto prevê a construção de uma pousada, com foco no turismo fomentado pela modalidade pesque e solte. O empresário, que já pesca há cerca de 10 anos pelos rios tocantinenses, diz que no lago há uma variedade grande peixes, inclusive com espécies raras. “Aqui é possível encontrar peixes como o tucunaré azul, que é muito difícil de se encontrar. Isso com certeza atrai os apaixonados pela pesca”, comenta Façanario. 

Geração de emprego e renda

O Sebrae também deve apoiar a iniciativa. O objetivo é fechar uma parceria com o órgão para capacitação de pescadores predadores como guias de pesca esportiva. “Essa iniciativa terá todo o apoio do Governo do Estado, pois trata-se de um incentivo a um segmento que cresce muito em todo o mundo e que no Tocantins tem plenas condições de se desenvolver”, completa Henneman. (ATN)