Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O ex-prefeito da de Palmas entre 1997 e 2000, Manoel Odir Rocha afirmou ao Conexão Tocantins que vê Palmas como uma grande promessa de ser o maior e mais importante centro urbano do centro-norte brasileiro.

Sobre as prioridades que ainda faltam para que a população tenha uma melhor qualidade de vida ele elencou a necessidade de melhorias no transporte. "Se possível já com a instalação de metrô de superfície ou algo parecido, interligar as avenidas NS-4, LO-01 e duplicar a NS-10 em toda sua extensão, melhorar a saúde pública principalmente a de responsabilidade do Estado e disciplinar o nosso trânsito", citou.

Rocha, que também é médico, diz considerar o avanço na Saúde, seguido da Educação, como um dos destaques de sua gestão. "O problema que esse avanço não acompanhou o aumento populacional e a ampliação do atendimento médico a outras cidade e estados vizinhos. Palmas virou referência como centro médico", afirmou.

O ex-gestor conclamou a população a zelar um pouco mais da cidade não jogando lixo nas vias públicas e praças, cuidando de seus quintais e defendendo o patrimônio público, que é de todos nós.

Todos os outros ex-prefeitos da cidade foram procurados para participarem das entrevistas para o aniversário da capital mas além de Odir Rocha apenas Raul Filho respondeu as indagações.

Veja abaixo a íntegra da entrevista do ex-gestor ao Conexão Tocantins.

Conexão Tocantins - Como o senhor vê Palmas atualmente?

Odir Rocha - Vejo Palmas como uma grande promessa de ser o maior e mais importante centro urbano do centro-norte brasileiro. Palmas está ocupando o grande vazio entre Brasília e Belém.

CT - Na sua opinião o que prioritariamente falta para que a população tenha uma melhor qualidade de vida?

OR - Para que a população tenha melhor qualidade de vida será necessário modernizar o transporte urbano, se possível já com a instalação de metrô de superfície ou algo parecido, interligar as avenidas NS-4, LO-01 e duplicar a NS-10 em toda sua extensão, Melhorar a saúde pública principalmente a de responsabilidade do Estado e disciplinar o nosso trânsito.

CT  - Qual o maior avanço que o senhor elenca desde a sua administração até os dias atuais?

OR - Por incrível que pareça o maior avanço foi na área da saúde, pois na minha época não existia o HGP e somente a "maternidaede da 51". Seguido do grande avanço na Educação, que se tornou também referência regional. O problema que esse avanço não acompanhou o aumento populacional e a ampliação do atendimento médico a outras cidade e estados vizinhos. Palmas virou referência como centro médico.

CT - Qual o principal problema de Palmas na sua opinião?

OR - Para mim o principal problema nos dias de hoje em Palmas está relacionado à mobilidade: Trânsito caótico concentrado no centro por falta de vias alternativas, ocasionando acidentes grave e precário transporte urbano. -

CT - Qual a sua reflexão no aniversário da capital este ano?

OR - Nesse aniversário de 24 anos de nossa bela capital conclamo a população a zelar um pouco mais dela, não jogando lixo nas vias públicas e praças, cuidando de seus quintais e defendendo o patrimônio público, que é de todos nós. Que as autoridades cuidem de nossa cidade com carinho para que possamos nos orgulharmos sempre de nela habitarmos. Parabéns para Palmas e seus moradores.