Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Wilson Rodrigues Prefeito Otoniel Andrade entregou o Habite-se e alvará para a diretora da BR Distribuidora Prefeito Otoniel Andrade entregou o Habite-se e alvará para a diretora da BR Distribuidora

O governador Siqueira Campos recebeu na manhã desta quinta-feira, 23, representantes da BR Distribuidora, braço logístico da Petrobras, para entrega do Habite-se e alvará de término da obra do Terminal de Distribuição de Combustíveis de Porto Nacional. A documentação foi entregue pelo prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, para que a BR Distribuidora dê entrada junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP), ao processo de liberação para recebimento de combustível.  A expectativa da empresa é que o início efetivo das operações da BR Distribuidora no Estado seja no mês de setembro.

Conforme a gerente de operações da empresa, Roberta Oliveira da Silva, a outorga do alvará pela Prefeitura de Porto Nacional é um avanço para que a BR Distribuidora inicie os trabalhos no Tocantins. “O Brasil tem pressa para o funcionamento desta empresa. Esta ferrovia precisa entrar em operação”, disse o Governador.

A estimativa, a partir da entrada em operação de um dos maiores empreendimentos energéticos do Tocantins é que, com a proximidade de uma central de distribuição de combustíveis os preços do produto caiam em todo o Estado, conforme o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. “Com o pleno funcionamento da empresa, serão movimentados 120 milhões de litros de combustível por mês. Serão 120 milhões de litros entrando e 120 milhões de litros saindo todo o mês”, disse.

Além disso, o secretário destacou que esta será mais uma obra que alavancará a economia do Tocantins e colocará o Estado no mapa logístico nacional. Além da BR Distribuidora, estão em fase de implantação outros pátios multimodais da Ferrovia Norte-Sul, o parque tecnológico do Tocantins e, com especial destaque, o terminal de cargas no aeroporto de Palmas. “Essas obras farão do coração do Brasil a central logística do país”, frisou sobre o fato de o Tocantins estar no centro geodésico da nação.

Novos empreendimentos

Não apenas a Petrobras está com empreendimentos em fase final de implantação no Estado. Otoniel Andrade frisou que o braço logístico da Vale, a VLI, já recebeu o alvará de funcionamento e deverá iniciar os trabalhos em breve. “A VLI vai fazer a operacionalização da linha férrea. A empresa já chegou e a Prefeitura já emitiu o alvará”, completou.

Infraestrutura

Para comportar o excessivo movimento de caminhões que transitarão pelo entorno do pátio multimodal na região, o Governo do Estado investiu mais de R$ 140 milhões na construção e recuperação da malha viária, conforme o presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira. O presidente explicou que para comportar a carga que passará pelas estradas da região, o asfalto será reforçado. “Esta é uma obra muito importante e estamos com a estrutura preparada para receber a carga, o grande peso que vai gerar”, completou.

Para Eduardo Siqueira Campos, a estrutura viária será fundamental para a distribuição do combustível para todo o Estado. “Serão três vetores entregues. A ligação com Porto Nacional, a TO-080, em Paraíso do Tocantins e a estrada que liga o distrito de Luzimangues à Barrolândia”, explicou. Este último trecho, segundo o secretário, já foi entregue pelo Governo.

Inauguração

A inauguração da BR Distribuidora está prevista, de acordo com a diretora operações, para o mês de setembro, mesmo período em que é esperada a presença da presidente Dilma Rousseff, que inaugurará o pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul. (ATN)