Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Foz|Saneatins, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins e o Governo Estadual, investirá, nos próximos 4 anos, R$ 55 milhões na ampliação e modernização das redes de água e esgoto do município. A primeira etapa das obras foi realizada ainda em 2012 e, nesse sábado (25), serão assinadas novas ordens de serviço para o início dos trabalhos nos setores Centro, Pouso Alegre e Vila Milena.

Ampliando o horizonte para todo o Estado, o governador, José Wilson Siqueira Campos, reforça o mesmo compromisso no incremento dos serviços de água e esgoto.  “O programa estadual de saneamento em curso é um dos mais ambiciosos e concretos do país. Num modelo em que o setor público e privado somam forças, em quatro anos, através da Foz|Saneatins e da Agência Tocantinense de Saneamento, daremos um salto nos indicadores, transformando o Tocantins numa referência nacional. E os  beneficiados são as pessoas que aqui vivem”, ressalta.

Em Paraíso, ainda em 2012, foram substituídos cerca de quatro quilômetros da principal tubulação de distribuição que leva a água do Rio do Côco para a Estação de Tratamento de Água de Paraíso.  A obra já beneficia toda a população com um sistema de abastecimento mais regular o ano todo. Agora, com as novas ordens de serviço, tem início a melhoria no atendimento de 6.000 famílias, por meio da renovação de 6.700 metros de rede de água.

Mesmo mantendo o cuidado com a melhoria do sistema de tratamento e distribuição de água, que já atende 98% da população, a maior parte dos recursos previstos para 2013 e 2014 será dedicada ao Sistema de Esgotamento Sanitário, que chega a apenas 8% dos domicílios. A rede coletora da região central da cidade, por exemplo, é o foco da Foz|Saneatins em 2013. Em 2014, será a vez da Estação de Tratamento de Esgoto – Pernada receber obras de ampliação e modernização. Até 2017, 65 mil metros de novas redes coletoras atenderão 4.200 novas famílias com coleta e tratamento de 100% do esgoto.

Para o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, priorizar o esgotamento é uma questão de responsabilidade com o presente e com o futuro das pessoas e do meio ambiente. “Disponibilizar coleta e tratamento para toda população é um sonho que vamos perseguir até realizar, pois significa mais saúde, melhor rendimento na escola e no trabalho, além de valorizar os imóveis. Junto com isso ganhamos também uma cidade mais limpa, que cuida da água que nos serve hoje e que precisa servir também aos nossos filhos, netos e bisnetos”.

Incentivo à economia local

Para realizar as obras em Paraíso foram mobilizadas empresas do Estado, que vão gerar mais de 80 postos de trabalho para a população local. “A atuação conjunta da Foz|Saneatins, prefeitura e Governo do Estado na viabilização de um grande programa de saneamento representa um importante avanço para a população de Paraíso do Tocantins. Outro ponto de destaque é o fato de que todas as empresas parceiras da Foz|Saneatins na realização das obras são do Tocantins. Assim, além de melhorar os serviços de água e esgoto, é possível fomentar desenvolvimento e gerar empregos indiretos”, afirma Mário Amaro, Diretor-Presidente da Foz|Saneatins.

Projeto Saneamento é Vida

O envolvimento das comunidades também está diretamente relacionado ao sucesso dessas obras. Por meio do Programa Saneamento é Vida, uma série de ações socioeducativas, em parceria com atores locais, engajarão os moradores, levando informações sobre o cronograma e benefícios que esses investimentos trarão.