Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, em Palmas, um sobrevoo aos pontos com maior movimentação de veículos para uma análise sobre o trânsito da capital.  Estiveram a bordo do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins o diretor geral do Detran-TO, Cel Júlio César da Silva Mamede, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Cel José de Ribamar de Amorim Pereira e os integrantes do Projeto Vida no Trânsito, Kelly Larson, representante da Fundação Bloomberg e  Roberto Colombo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O voo, que partiu do Quartel do Comando da Polícia Militar, durou cerca de 50 minutos e percorreu locais como a Avenida Teotônio Segurado, TO-050, Aureny III e centro de Palmas.

A representante da Fundação Bloomberg destacou que é necessário investir cada vez mais na melhoria do transporte público. “Para que o crescimento seja organizado é necessário um investimento crescente num transporte público eficiente e seguro. Aqui é uma terra de oportunidades e por isso a cidade deve ser pensada para pessoas e não para carros’’, explanou Larson.

De acordo com o diretor geral do Detran-TO a visita deu uma visão da problemática do desenvolvimento urbano e da segurança rodoviária de Palmas. “Durante o voo foi possível observar o trânsito da nossa capital com um olhar diferente. Junto com a Prefeitura e o Projeto Vida no Trânsito estamos apoiando e desenvolvendo ações para que o trânsito melhore cada vez mais’’, concluiu Mamede.

Redução de Acidentes na Capital

A Polícia Militar registrou uma queda de 18% no número de acidentes de trânsito na região do plano diretor de Palmas, no período de janeiro até o dia 15 do mês de maio, comparado ao mesmo período do ano passado.

A estatística revela ainda que o número de acidentes foi decrescente em todos os meses de 2013, comparando ao mesmo período de 2012. Este ano, o mês com menor registro foi janeiro, que apresentou 211 acidentes, enquanto no mesmo período do ano passado somaram 227 ocorrências desta natureza, o que representa uma queda de 7%.

Projeto “Vida no Trânsito”

O Projeto “Vida no Trânsito”é uma ação interministerial desenvolvida em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social. O principal objetivo do Projeto é reduzir lesões e óbitos no trânsito em municípios selecionados por uma comissão interministerial. No Brasil, as cidades escolhidas foram Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).