Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O programa Ciência sem Fronteiras abriu 13 mil inscrições para vagas em nove países e o deputado federal Osvaldo Reis (PMDB/TO) alerta para que os estudantes façam suas inscrições e participem do programa do Governo Federal, para isto basta entrar no site do programa.

Os estudantes interessados devem estar cursando a graduação e podem pleitear uma vaga na Alemanha, na Austrália, no Canadá, na Coréia do Sul, nos Estados Unidos, na Finlândia, na Hungria, no Japão ou no Reino Unido. Os interessados podem efetuar sua inscrição até julho de 2013, sendo que a data final depende do país de destino escolhido.

Segundo Osvaldo Reis o programa é uma excelente oportunidade para que os jovens tocantinenses possam estudar e se qualificar nas maiores empresas do mundo. “É uma ótima chance para que os jovens ganhem vivência e experiência internacional, buscando a consolidação da futura carreira”, disse o parlamentar.

Os países envolvidos nas chamadas são Alemanha (com 2.000 vagas previstas); Austrália (2.250 vagas previstas); Canadá (2.188 vagas previstas); Coréia do Sul (292 vagas previstas); Estados Unidos (2.000 vagas previstas); Finlândia (300 vagas previstas); Hungria (2.300 vagas previstas); Japão (150 vagas previstas); e Reino Unido (2.000 vagas previstas). O candidato deverá escolher o país de destino, que terá um parceiro definido para cuidar de sua devida inserção no exterior.

Maiores informações, cursos contemplados e critérios para participação no programa podem ser obtidas no link: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/estudante ou telefone para a Capes (0800-616161) ou para o CNPq (0800-619697). O candidato precisa estar regularmente matriculado em curso de instituição de ensino superior no Brasil, em áreas prioritárias do programa, especialmente em ciências exatas, médicas e tecnológicas (veja lista no site).