Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença de 23 prefeitos das 25 cidades beneficiadas do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins, o lançamento do Programa de Assistência aos Municípios (PAM), no final da tarde desta sexta-feira, 7, recebeu respaldo dos gestores municipais. O evento ocorreu em Axixá, a cerca de 610 quilômetros da Capital.

Segundo a Agência de Notícias do governo, na ocasião, os prefeitos presentes enalteceram o Estado pela parceria, destacando que, sem o projeto, os municípios não teriam condições de cuidar das suas estradas vicinais. Ao todo, as 25 cidades do Bico do Papagaio concentram uma população de cerca de 200 mil pessoas, o que representa mais de 14% do contingente de habitantes do Tocantins.

Representando o governador Siqueira Campos, o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, disse que a administração estadual está respeitando a vontade do povo e assinará o convênio para instituir o PAM com todos os municípios do Estado. “Agora, não vai ter aquilo de só prefeito aliado ser beneficiado. Todos os prefeitos serão atendidos de forma igualitária. Todos são companheiros”, salientou.

Eduardo Siqueira disse que o PAM, além de ajudar os municípios carentes a cuidar de suas estradas vicinais, veio para ajudar, “principalmente, os professores que precisam ir para as escolas rurais, os alunos que hoje passam muitas dificuldades, os pequenos produtores rurais e os assentados”.

Como vai funcionar

O PAM levará patrulhas mecanizadas para realizar serviços de infraestrutura viária em todo o Bico do Papagaio. Além do maquinário, a Agência de Máquinas e Transportes do Estado (Agetrans) cede os técnicos para fazer a operação do equipamento.

O programa vai auxiliar as prefeituras na manutenção das estradas, equilibrando o atendimento aos municípios com a capacidade do órgão em suprir a necessidade da manutenção da malha viária estadual. Ao todo serão disponibilizadas cinco frentes de serviço que atuarão, simultaneamente, em cinco cidades por até 15 dias. Terminada a frente de trabalho nos municípios as equipes passarão para os próximos cinco e assim sucessivamente.

Juntas, as cinco patrulhas de maquinários cedidos aos municípios contam com 20 equipamentos, entre caminhões, tratores e retroescavadeiras.

Prefeitos

No evento de lançamento, o prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge, o Dr. Auri, destacou que o Estado, cada vez mais, vem se mostrando um parceiro dos municípios, independente do partido que o gestor da cidade esteja. Ele ressaltou que o Governador Siqueira Campos tem o pensamento focado em prol da gestão.

“Eu nunca tinha visto um tratamento assim de governo do Estado. Creio que é primeira vez na história do Tocantins que todos são tratados da mesma forma”, ponderou. Para Lindomar Madalena, prefeito de Araguatins, uma das maiores cidades da região, o PAM “vai mudar toda a realidade do Bico do Papagaio”.

 Segundo o gestor, essa ação do Estado “é muito positiva”. Já o prefeito de Sítio Novo, Jair Farias, salientou que o programa é de grande valia para o seu município. Para ele, o governo está de parabéns por dar esse respaldo direto a todos os prefeitos.

Participações

Além dos 23 prefeitos do Bico do papagaio, o evento contou com a presença de vários secretários estaduais, dos deputados estaduais Sandoval Cardoso (presidente da Assembleia Legislativa), José Geraldo de Melo Oliveira, Amélio Cayres e Ricardo Ayres, e os deputados federais Dorinha Rezende e Irajá Abreu, licenciado e, atualmente, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária. (ATN)