Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Alvorada Energia S.A. informou nesta segunda-feira, 17, que as obras de reconstrução na barragem da Usina Hidrelétrica Corujão estão previstas para começar durante este mês de junho. Para isso, será necessária a desocupação da sede da Associação Recreativa dos Funcionários da Celtins (ARCA), um pré-requisito fundamental para as obras começarem.

Parte das instalações da Arca estão localizadas imediatamente abaixo da inclinação da barragem, que deve ser reforçada para garantir sua estabilidade. A empresa já tomou todas as medidas necessárias para começar as obras o mais rápido possível, mas, sem acessar o local em que a Arca está localizada, estas obras não podem ser executadas. Além disso, a Alvorada Energia S.A. destaca que deverá ser reintegrada na posse desta terra, que a Arca ocupa irregularmente e que o clube foi construído em uma área de preservação permanente (APP).

A Alvorada salienta que tanto a área ocupada pela Arca como qualquer benfeitoria dentro do seu perímetro pertencem à Alvorada Energia. As instalações já deveriam ter sido transferidas para a empresa pela Companhia de Energia Elétrica do Estado de Tocantins (Celtins), proprietária anterior da CGH Corujão.

A empresa lembra ainda que foi obrigada a esvaziar o lago para preservar a segurança das pessoas nos arredores e que a segurança é o resultado mais importante das operações da empresa. Segundo a Alvorada, para trazer o Lago Azul de volta em condições de segurança, é necessário modernizar e fortalecer a barragem, afetada por uma série de infiltrações que podem provocar sua ruptura. As obras vão garantir sua estabilidade, em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12334/2010)e uma recuperação completa para que o lago possa voltar para seu uso tradicional, como a pesca, navegação e atividades de turismo.

A Alvorada Energia reitera a urgência de começar as obras de construção da barragem. Por meses, a empresa vem tentando, por meios legais, obter acesso à área que estaria, segundo a empresa, irregularmente ocupada pela Arca. Dezenas de técnicos e profissionais foram mobilizados para o início das obras e o mapeamento da área já foi iniciado. No entanto, se as obras não forem iniciadas dentro deste mês de junho, seis meses antes da estação chuvosa começar, a estrutura pode ser prejudicada pela água com riscos potenciais para toda a área. A empresa informa que está confiante no apoio de todas as instituições locais, assim como dos cidadãos, para concluir as obras de barragem e proteger a estrutura, conforme planejado.