Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Heliana Oliveira Sandoval Cardoso visitou o Estádio Resendão acompanhado dos secretários estadual e municipal dos esportes Sandoval Cardoso visitou o Estádio Resendão acompanhado dos secretários estadual e municipal dos esportes

Os deputados estaduais do Tocantins iniciaram durante a tarde desta terça-feira, 17, as atividades da segunda edição do Parlamento Popular em Gurupi, na região sul do Estado, com visita ao confinamento bovino SPI – Sistema de Produção Integrada, onde conheceram como é feito a silagem de capim mombaça e nutrientes. No SPI ficam alocados cerca de 10 mil cabeças de gado para engorda na época de estiagem.

O presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso (PSD), destacou a iniciativa da descentralização das atividades e afirmou que as visitas são importantes para conhecer as empresas e as dificuldades que enfrentam. Ele destacou também que conhecer in loco as empresas dá aos deputados propriedade para votar projetos que beneficiem os empresários do setor.

Questionado se há algum projeto em andamento para incentivar aberturas de empresas na cidade para impulsionar o crescimento de Gurupi, Sandoval disse que tem que ser feito uma análise e que, cada caso é um caso. Ele afirmou que não dá para beneficiar todos os empresários com um único projeto de lei.

Em seguida a comitiva foi conhecer as futuras instalações da sede do executivo municipal acompanhada pelo prefeito Laurez Moreira (PSB) que apresentou os motivos para a transferência da sede da Prefeitura de Gurupi. Laurez defendeu que no novo local, afastado do centro da cidade, haverá espaço para acomodar todas as secretarias o que vai diminuir gastos com aluguéis, porém o prefeito não soube precisar a quantia da economia.

O prefeito destacou que a transferência deve ocorrer em 60 dias e enquanto isso adequações serão feitas para a acomodação da sede do executivo, porém não revelou o valor que será gasto com a reforma do local, afirmou que os gastos ainda estão sendo levantados.

Os deputados ainda foram ao Estádio Resendão acompanhados pelo superintendente de esportes da Secretaria Estadual de Esportes, Belmiram José de Souza e o secretário municipal de Esportes, Sérgio Vieira Marques, Soró. Ao presidente da AL, apresentaram as mudanças que foram feitas no local e falaram da expectativa de melhorias. Sandoval afirmou que a Assembleia fará o possível para ajudar na cobertura do Estádio, antiga reclamação dos amantes do esporte na cidade.

Até a pouco tempo a área do Resendão pertencia ao Estado de Goiás, mas Soró garantiu que a área já foi regularizada e que agora já não há mais impedimento para obras no estádio. O secretário afirmou que está sendo apresentando aos deputados a necessidade da cobertura do estádio, sistema de melhor iluminação, cadeiras na arquibancada e sistema de irrigação do gramado. Soró disse que a visita dos deputados a Gurupi trouxe a notícia de R$ 250 mil de emendas para a reforma do estádio divididas entre os deputados Josi Nunes (PMDB), Eduardo do Dertins (PPS) e Sandoval Cardoso.  Soró afirmou que vai utilizar todo o seu bom relacionamento com o Governo do Estado para que estas emendas sejam liberadas.