Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos ressaltou nesta sexta-feira, 21, o trabalho e atuação pacifista da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança do Estado durante as manifestações ocorridas ontem, em Palmas e outras cidades tocantinenses. “Os valorosos policiais militares deram um exemplo de atuação pacifista. Todos cumpriram dignamente o trabalho de manter a ordem, proteção à vida e ao patrimônio, promovendo inclusive a segurança daqueles que exerceram seu direito democrático de se manifestar”, afirmou.

Conforme a assessoria de comunicação da PM, 350 policiais atuaram na segurança, orientações de trânsito e dos cidadãos em Palmas. O Corpo de Bombeiros também esteve presente durante as manifestações. Não houve confrontos.

Para o governador, a mobilização da população é salutar. “É uma coisa muito salutar na vida do nosso Estado e do país de maneira geral. Houve excessos, mas, de maneira geral, o tom foi pacífico. E o próprio movimento, como organismo vivo, acaba depurando os responsáveis por atos de violência e vandalismo que se infiltram como aproveitadores entre as pessoas de bem”, declarou.

Siqueira Campos disse receber a manifestação como uma forma de fortalecimento da cidadania. “A história dá exemplos que as mudanças, de fato, ocorrem por meio de movimentos populares. É altamente positiva a participação do cidadão ativo, que participa e se manifesta. Quem fica de braços cruzados e é omisso abre espaço para a corrupção”, disse.

O governador declarou ainda que o governo do Estado “se mantém atento e colhe as boas lições da juventude, que é a vanguarda da sociedade” nas manifestações. “Em que pese todo o conjunto de dificuldades que temos para manter o Estado, que são enormes, seguimos firmes no nosso propósito. A história da criação do Tocantins é exemplo de determinação e união para conquista de objetivos e sonhos”.