Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) vai se reunir com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb), José Antônio dos Santos Filho, o Toninho da Miracema, na quinta-feira, 27, mas pretende ouvir antes o grupo que coordenou a manifestação esta semana sobre as demandas para o sistema de transporte coletivo na capital. A principal reivindicação do grupo é com relação ao que chamam de monopólio no sistema de transporte coletivo.

“Quinta teremos reunião com o Seturb. Queremos fazer antes reunião com lideranças dos movimentos. Ouvir e discutir as exigências da prefeitura”, comunicou através de uma rede social. O prefeito se mostrou aberto para receber o grupo desde o início da semana. Amastha também não está satisfeito com a prestação de serviços da empresa e quer mais investimentos para melhorar a qualidade.

Um dos porta-vozes do grupo e que já foi escalado para integrar a Comissão que vai conversar com o prefeito, João Paulo, do grupo Tocantins Inteligente,  frisou que o encontro com o prefeito está previsto para a segunda-feira, 24. Idealizadores  e organizadores do manifesto reúnem-se neste sábado para definir os 14 nomes que vão compor a comissão. “Acho injusto fazer reunião sem abrir para todos que participaram”, disse o porta-voz do grupo.

A intenção do grupo é repassar à Prefeitura de Palmas o nome dos integrantes da comissão já na segunda-feira para que o encontro aconteça no mesmo dia.

O prefeito disse ao Conexão Tocantins que é impossível a Prefeitura autorizar um aumento este ano. “Palmas foi uma das únicas que não aumentou a tarifa e eu já disse que não vai aumentar. Esse serviço não justifica nenhum aumento de tarifa”, disse.  Uma das exigências que a gestão pretende fazer à Expresso Miracema é que a frota de Palmas tenha a idade média mais nova do País. A intenção da prefeitura é exigir que no mínimo 50% das melhorias que serão cobradas ao Seturb sejam cumpridas até 31 de dezembro.

Manifesto

O manifesto foi totalmente pacífico e contou com a participação de vários setores da sociedade. Toninho foi um dos principais alvos dos manifestantes que gritaram também contra políticos do Estado inclusive com palavras de ordem contra o governador Siqueira Campos (PSDB). Após o trajeto previsto na manifestação o grupo se deslocou para a frente da casa do governador.

As faixas eram diversas e traziam não só mensagens contra um possível aumento da tarifa mas pedia melhorias no sistema.

À disposição

A Prefeitura de Palmas informou através de nota que está à disposição para se reunir na próxima segunda-feira, às 11h30, no gabinete do prefeito no Anexo I na Avenida JK, com representantes do movimento responsável pelas manifestações em prol de melhorias no transporte coletivo de Palmas. O objetivo dessa reunião, segundo o Paço,  é receber oficialmente as demandas do movimento que serão apresentadas juntamente com as reivindicações da Prefeitura para o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, cuja reunião acontece ainda na próxima semana.

A Prefeitura de Palmas reiterou que reconhece a manifestação das ruas como legítima, com reivindicações que vem ao encontro dos anseios da atual gestão de implantar profundas mudanças em nossa cidade.