Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os candidatos aprovados na primeira fase do concurso para soldado da Polícia Militar já podem conferir a data para a próxima etapa, o exame de capacidade física (ECF).  O cronograma está disponível no site da PM (www.pm.to.gov.br) ou na página da empresa organizadora do certame (www.consulplan.net).

Conforme o subchefe da Casa Militar e presidente da Comissão Organizadora do certame, Tenente Coronel Jalzon Veras Barbosa, o concurso prossegue sem entraves, cumprindo os prazos previstos no edital. A fase de testes físicos será realizada no período de 27 a 30 deste mês.

Os testes serão aplicados na Escola Municipal de tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva, no Setor Santa Fé. De acordo com o presidente da Comissão, a escolha do local baseia-se na estrutura física disponível na unidade escolar, completa para a realização dos ECF’s. “A escolha dessa escola se deve a existência de toda a estrutura adequada para realização dos testes com pistas pavimentadas e cobertas e piscina”, acrescenta.

O candidato convocado para a realização do teste físico deverá comparecer na data, local e horário determinados, com roupa apropriada para a prática de exercício físico, munido de documento de identidade original, comprovante de inscrição e atestado médico original específico para tal fim, conforme modelo constante no edital.

Será considerado inapto no ECF e eliminado do concurso, o candidato que: não tiver a altura mínima exigida para o cargo, conforme edital, sendo altura inferior a 1,63m, para o sexo masculino, e 1,60 m, para o sexo feminino; não atingir o desempenho mínimo estipulado em todos os exercícios dos testes do exame de capacidade física, de acordo com as regras constantes do Anexo II deste Edital; deixar de comparecer na data, local e horário estipulado ou não realizar o ECF em sua totalidade, independente do motivo.

Em caso de insuficiência de candidatos aprovados para o preenchimento das vagas, a critério da comissão, serão convocados mais candidatos da lista de aprovados na prova intelectual, por ordem de classificação.

Etapas do certame

Ao todo, o concurso possui seis etapas: prova objetiva (realizada no dia 26 de maio), sendo a segunda etapa o ECF, seguida pela avaliação psicológica. A quarta etapa é a realização de exames médicos e odontológicos, sendo a quinta composta por uma investigação social e por último o Curso de Formação de Soldados, com turmas distribuídas nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.

Ao todo, 27.293 candidatos fizeram as provas concorrendo a uma das 300 vagas oferecidas pelo Estado. O índice de abstenção foi de 18,57%. Foi considerado aprovado na prova escrita objetiva o candidato que acertou no mínimo 50% do total de pontos e que obteve mínimo de um ponto em cada disciplina. (Ascom )