Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O grupo que coordenou a manifestação em Palmas na última quinta-feira, decidiu propor à prefeitura da capital a realização de uma Assembleia geral que será aberta ao público. “Decidimos que uma reunião não seria viável e sim uma Assembleia. Vamos encaminhar hoje o ofício para a prefeitura”, informou um dos porta-vozes, o estudante João Paulo do grupo Tocantins Inteligente nesta segunda-feira, 24. A prefeitura encaminhou nota no sábado informando que estaria disponível para receber uma comissão no final da manhã desta segunda-feira mas o representante conta que aguarda que o Paço informe o local e data da Assembleia ou audiência pública.

A proposta que será protocolada na prefeitura hoje será pedindo a realização de uma audiência pública, segundo esclareceu uma das integrantes do movimento. "Se ele quiser conversar que seja por meio de audiência pública", disse ao Conexão Tocantins. Na audiência, segundo os representantes, alguns líderes poderão apresentar a pauta de reivindicações ao prefeito com relação ao transporte coletivo da capital.

O prefeito Carlos Amastha (PP) pretende se reunir com os manifestantes antes da reunião com o Conselho de Trânsito e Transporte na quinta-feira, 27, quando ele fará várias exigências ás empresas que administram o sistema atualmente. Ele frisou ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, que vai receber hoje a pauta dos manifestantes e pretende convocar um encontro nesta terça-feira, 25, para apresentar os projetos e investimentos que a prefeitura pretende fazer no sistema.

Segundo ato

Após o sucesso e maciça participação popular no primeiro ato os manifestantes marcaram para a quarta-feira, 26, o segundo manifesto seguindo uma onda de movimentos nacionais que acontecerá no mesmo dia. Pela página nas redes sociais quase 5 mil já confirmaram presença no evento.

Na pauta estão a quebra do monopólio da empresa Expresso Miracema, a Redução da tarifa de ônibus; Passe Livre Estudantil já; Melhoria na estrutura das estações: iluminação, banheiros e segurança;Renovação, ampliação e melhoria das frotas (climatização, etc.);Ampliação do horário de funcionamento dos ônibus durante a semana e permanência do número e frequência nos finais de semana;Manutenção do direito do meio passe estudantil no período de férias e finais de semana;Ampliação das rotas de ônibus para locais de lazer e cultura; Extensão do horário de funcionamento dos ônibus durante a realização de eventos;Fim da dupla função dos motoristas de ônibus (cobrador e motorista);Melhoria da acessibilidade a cadeirantes nas estações, pontos e ônibus;Aumento dos pontos recarga;Possibilidade de renovação virtual das carteirinhas de estudante; Gratuidade das linhas de acesso as Instituições de Ensino; Realização da Conferência Municipal de Trânsito e Transportes com transparência e ampla participação popular.