Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Após participar de reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores e prefeitos de várias cidades do Brasil nesta segunda-feira, 24, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) concedeu entrevista coletiva onde fez uma série de anúncios com relação ao sistema de transporte coletivo. O prefeito começou ressaltando que os protestos começaram no país por causa do transporte público. “Quero esvaziar esta questão em Palmas para dar uma solução definitiva”, frisou. Falando sobre a reunião ele contou que fez fala na reunião e disse aos presentes que não tem compromisso com nenhum empresário que presta o serviço de transporte e pregou a transparência. “Não vou ceder a nenhuma pressão contra nada que seja contra  a população palmense”, disse.

Amastha defende ainda que o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) conceda isenção do ICMS para combustível no transporte já que no Estado apenas Palmas e Araguaina tem transporte público. O prefeito defende também que a prefeitura “No caso do Tocantins acho muito simples de fazer o transporte público está restrito a Palmas e Araguaina”,disse. Segundo ele, tal isenção não geraria muitos prejuízos para o Estado.

O prefeito disse que já havia falado no assunto antes dos protestos com o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos e que ele prometeu analisar o impacto. O gestor pretende conversar com o assunto sobre o assunto.

Investimento de R$ 267 milhões

Amastha lembrou que as melhorias no sistema foram uma das bandeiras de sua campanha no ano passado. Ele citou que a infraestrutura e a prestação de serviço são as duas fases que compõe o sistema de transporte. “Uma cidade não se planeja sem um transporte público de qualidade”, frisou. O gestor citou passos concretos para melhorar o sistema. O primeiro passo segundo ele foi  pedir recursos no valor de R$ 267 milhões no mês de abril no Ministério dos Transportes.

“Tenho quase certeza que nos próximos 15 dias teremos aprovação do nosso recurso”, estimou o prefeito garantindo que todos os documentos já foram providenciados. A equipe já trabalha no projeto final, segundo ele. Os recursos, segundo ele, são para fazer o sistema BRT. O projeto prevê reformulação tanto nas estações como nas rotas dentre outros aspectos do sistema. “Esses recursos são para essa infraestrutura inclusive a construção de uma nova ponte”, disse.

“Isso não é uma resposta aos protestos, é uma resposta ao péssimo transporte público desta cidade”, resumiu afirmando que os demais detalhes sobre o projeto serão apresentados claramente para a sociedade.

Manifestação

Um manifesto pacífico aconteceu em Palmas na última quinta-feira, 20, quando mais de 5 mil pessoas foram ás ruas e a pauta principal era o transporte coletivo da capital. Dentre os pedidos de melhoria estão a quebra do monopólio da empresa Expresso Miracema, a redução da tarifa de ônibus; Passe Livre Estudantil já; Melhoria na estrutura das estações: iluminação, banheiros e segurança;Renovação, ampliação e melhoria das frotas (climatização, etc.);Ampliação do horário de funcionamento dos ônibus durante a semana e permanência do número e frequência nos finais de semana;Manutenção do direito do meio passe estudantil no período de férias e finais de semana;Ampliação das rotas de ônibus para locais de lazer e cultura; Extensão do horário de funcionamento dos ônibus durante a realização de eventos;Fim da dupla função dos motoristas de ônibus (cobrador e motorista);Melhoria da acessibilidade a cadeirantes nas estações, pontos e ônibus;Aumento dos pontos recarga;Possibilidade de renovação virtual das carteirinhas de estudante; Gratuidade das linhas de acesso as Instituições de Ensino e realização da Conferência Municipal de Trânsito e Transportes com transparência e ampla participação popular.