Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em nota encaminhada ao povo tocantinense mais de 20 entidades ligadas a movimentos estudantis falam da repercussão e dos resultados que as manifestações no Tocantins e em outros municípios. “Construímos desde o inicio essas manifestações Brasil a fora e defendemos pautas objetivas para as mudanças que são necessárias como: 10% do PIB pra educação, os royalties do pré-sal pra educação, Passe-Livre, fim do auxílio moradia dos deputados estaduais e uma Reforma Política”, disse.

As entidades abordaram ainda as medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, a revogação da concessão do serviço de transporte em Palmas por parte do prefeito Carlos Amastha e cobraram que falta um posicionamento do governador Siqueira Campos. “Exigimos um posicionamento do Governador Siqueira Campos que foi o principal alvo das manifestações no Tocantins, queremos propostas para os problemas que enfrentam a saúde, a educação o legislativo e o executivo no nosso estado, bem como a aprovação imediata da PEC da UNITINS e a revogação do projeto de lei T.O. Legal, assim como a resposta dos governos municipais aos manifestos dos municípios de Araguaína do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi”, diz a nota.

A nota é assinada pelas seguintes entidades: UNE, UBES, UJS Tocantins, Grêmio do IFTO, Grêmio do Santa Rita de Cassia, Diretório Acadêmico UFT Gurupi, CA de Biotecnologia UFT, CA de Florestal UFT, Ca de Quimica Ambiental UFT, CA de Biologia Araguaina UFT, CA de Sistemas para internet IFTO, Gremio Estudantil de Paraiso IFTO, Diretorio Central dos Estudante da FAPAL, Diretorio Central dos Estudantes da IEPO, CA de Educação Fisica.

Veja a íntegra da nota:         

NOTA DA UNE AO POVO TOCANTINENSE

Nunca antes se viu o Brasil a efervescência de manifestações que ele vive hoje, nem o Fora Collor conseguiu levar as ruas tanta gente, a primavera brasileira espalhou-se por todos os estados levando milhões, antes conformados com a situação do país, as ruas.

Iniciando com a insatisfação dos aumentos da tarifa do transporte público e a luta pelo passelivre as manifestações pelo Brasil foram aglutinando novas reivindicações e conscientizando da importância do poder popular àqueles que antes não acreditavam nos resultados das mobilizações populares.

Nós, que compomos a combativa juventude desse país e que estamos há anos em permanente mobilização lutando por mais investimentos em educação e por mudanças profundas na nossa sociedade, acolhemos com entusiasmo essa parcela da sociedade que se encontrava adormecida das mobilizações sociais, mas hoje ousam lutar pelo que acreditam e hasteiam ainda mais alto as nossas bandeiras de luta. Construímos desde o inicio essas manifestações Brasil a fora e defendemos pautas objetivas para as mudanças que são necessárias como: 10% do PIB pra educação, os royalties do pré-sal pra educação, Passe-Livre, fim do auxílio moradia dos deputados estaduais e uma Reforma Política.

Após significativas conquistas como a redução das tarifas em diversas capitais, os pronunciamentos vemos com bons olhos o pronunciamento da Presidente Dilma as diversas reivindicações e seu apoio ao investimento dos royalties do petróleo em saúde e educação.

À nível municipal, as palavras do Prefeito Carlos Amastha quanto a revogação da concessão das empresas que tanto exploram a população que utiliza o transporte público da capital. Essas são sem dúvidas vitórias dessa massa que perdeu o medo e foi à rua protestar. Mas queremos mais! Reafirmamos que a luta não acabou, precisamos fazer valer tais promessas e seguir na luta por outras centenas de conquistas que precisam ser alcançadas. Exigimos um posicionamento do Governador Siqueira Campos que foi o principal alvo das manifestações no Tocantins, queremos propostas para os problemas que enfrentam a saúde, a educação o legislativo e o executivo no nosso estado, bem como a aprovação imediata da PEC da UNITINS e a revogação do projeto de lei T.O. Legal, assim como a resposta dos governos municipais aos manifestos dos municípios de Araguaína do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi.

O Brasil enxergou o poder das mobilizações populares, e precisamos objetivar ainda mais  essas lutas para que as conquistas sejam mais profundas, para alcançarmos o Brasil dos nossos sonhos.  Seguiremos lutando, por novas e concretas pautas e por uma conscientização política do povo, para que cada dia mais se viva de fato numa democracia construída com a participação popular, onde possamos todos ser protagonistas nas mudanças que precisamos

Assinam este : UNE, UBES, UJS Tocantins, Grêmio do IFTO, Grêmio do Santa Rita de Cassia, Diretório Acadêmico UFT Gurupi, CA de Biotecnologia UFT, CA de Florestal UFT, Ca de Quimica Ambiental UFT, CA de Biologia Araguaina UFT, CA de Sistemas para internet IFTO, Gremio Estudantil de Paraiso IFTO, Diretorio Central dos Estudante da FAPAL, Diretorio Central dos Estudantes da IEPO, CA de Educação Fisica.