Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Delegacia Especializada em Repressão a Narcóticos (Denarc) apreendeu em Palmas, de janeiro a junho deste ano, 91 quilos de drogas. Ao todo, neste período, foram instaurados 54 inquéritos policiais e 41 ocorrências. Em flagrante, 87 pessoas foram presas. Segundo números divulgados pela delegacia, somente em 2013 já foram apreendidos pelo departamento na capital 12,1 Kg de crack, 73,2 Kg de maconha e 6,15 Kg de cocaína. Em 2012, mais de 22 toneladas de drogas foram apreendidas e 135 pessoas presas em flagrante.

 De acordo com o delegado Carlos Miguel Manso, o trabalho efetivo ao tráfico de entorpecentes é feito em duas frentes de ação que envolvem a prevenção ao uso e a repressão ao comércio das substâncias ilícitas. “Na Denarc, nós trabalhamos na parte de repressão ao tráfico, atendendo às denúncias da população, fazendo o monitoramento e, quando vemos que há fundamento, iniciamos as investigações”, completou.

 De acordo com a delegada chefe de Polícia Civil, Maria de Fátima Holanda Ubaldo, o combate ao tráfico de drogas e a todas as suas estruturas é uma das principais metas de ação da entidade no Estado. “Este trabalho é desenvolvido com inteligência junto às Deics (Delegacias Estaduais de Investigação Criminal) de todo o Estado. Uma de nossas metas primordiais é trabalhar no combate efetivo ao tráfico”, completou.

 Neste sentido, a chefe da Polícia Civil destacou que para os resultados positivos é muito importante a participação efetiva da população, denunciando traficantes e pontos de venda de drogas. “Hoje vemos crianças, adolescentes, jovens e idosos envolvidos com as drogas. A denúncia é muito importante, sim, e é anônima. A população pode colaborar muito, ela é uma importante aliada no combate ao tráfico de drogas”, alertou.

 Parcerias

 Além da ação efetiva de agentes da Polícia, Maria de Fátima destacou a importância da parceria entre as entidades e os órgãos do judiciário no processo de condenação dos traficantes. “A parceria com o Ministério Público, com o Judiciário favorece o trabalho da Polícia no combate a traficantes”, salientou.

 Prevenção e Tratamento

 Muito além da atuação policial na prisão de traficantes, o problema com as drogas vai muito além e atinge diretamente dependentes químicos e seus familiares. Desta forma, com ações de prevenção e tratamento, o Governo vem estabelecendo uma relação de parceria com a população para tratar deste grave problema social.

 Dentre as ações desenvolvidas pelo Estado o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Amor Exigente vêm ajudando dependentes químicos a abandonarem o vício e evitam o envolvimento de crianças e jovens com as drogas. No primeiro, são beneficiadas mais de 200 mil crianças da rede de ensino pública e particular com ações voltadas para ações ostensivas de prevenção ao uso de drogas.

 Já o Programa Amor Exigente é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e visa capacitar lideranças locais de 19 municípios para realização de trabalhos de prevenção ao uso de entorpecentes. Além disso, está em fase de implantação, convênios com Comunidades Terapêuticas para ceder vagas em clínicas de reabilitação a dependentes químicos. De acordo com a diretora do departamento de Ações sobre Drogas da Seds, Magda Valadares, seis comunidades se cadastraram no programa, com cinco vagas em cada uma delas. “Agora estamos em fase de análise dos Planos de Trabalho e acredito que até o próximo mês já devemos concluir o trabalho”, destacou.

 Este dia 26 de junho é lembrado como o dia nacional de luta contra o uso abusivo de drogas e ao tráfico de entorpecentes. (ATN)