Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Médicos especialistas, estudantes e profissionais da saúde irão participar, no próximo sábado, 29, do II Simpósio Estadual de Ortopedia e Traumatologia do Tocantins. O evento, organizado pelo Instituto Ortopédico de Palmas – IOP, vai acontecer a partir das 9h, no auditório da COOPANEST-TO, que fica na Qd 103 Sul, Rua SO-09, Lote 40. A proposta é discutir o resultado de traumas, ocasionados, na maioria das vezes, por acidentes de trânsito.

O Estado conta com uma frota de veículos licenciados de 495.966. Desse número, 174.870 são motocicletas, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O percentual de motos em relação aos demais tipos de veículos no Brasil é de 22,22 %, já no Tocantins o índice é bem maior, chegando a 35%. Isso quer dizer que a cada 10 veículos licenciados no Estado, 3,5 são motos, os outros 6,5 dividem-se em automóveis, caminhões, utilitários, etc.

Outro percentual grande é o número de acidentes envolvendo o motociclista. Só em Palmas, por exemplo, em janeiro deste ano, 26 vítimas de acidente com carro deram entrada no Pronto Socorro do Hospital Geral de Palmas e outras 88 por acidentes com motocicletas. Em fevereiro, o número registrado foi de 24 pessoas vítimas de acidente automobilístico e de 47 pessoas vítimas de acidentes com motos.

No resultado desses acidentes estão as fraturas e ossos quebrados. Temas que fazem parte da programação do Simpósio, como fraturas no fêmur, no cotovelo, no punho, e no anel pélvico.

Segundo o coordenador geral do Simpósio, Elton Stecca, a intenção é apresentar aos profissionais que lidam com esses atendimentos as novidades na área da medicina.

“Os índices são preocupantes sim. É preciso que a população tome consciência sobre essa problemática, que é o trânsito. Nas discussões queremos garantir a esses acidentados o melhor tratamento possível”, garantiu o médico e coordenador do evento.

Está confirmada a participação do Dr Alvino Francisco Neto, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, além do Dr. Francisco Ramiro Cavalcante, membro titular da SBQ – Sociedade Brasileira de Química.

O evento realizado pelo IOP, conta com o apoio da Líder Comercial Hospitalar, Síntese, Merck, Apsen e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.