Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação, lançou nesta última sexta-feira, 28, o Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte 2013, destinado a atender a um núcleo de 100 crianças, com idade entre 10 e 13 anos, integrantes da rede pública de ensino.

O Programa completa o seu 5º ano de atividades desta feita atendendo às crianças pertencentes à Escola Estadual Vila União e às Escolas Municipais Monteiro Lobato e Darcy Ribeiro. Ao longo de seis meses, essas crianças terão a oportunidade de praticar as modalidades esportivas de vela, na classe “Optimist” e de futebol, além de realizar diversas atividades educacionais e culturais, e atividades orientadas à saúde e à preservação do meio-ambiente, com frequência de quatro vezes por semana, sempre no período da manhã. Elas também terão assegurado o direito a atendimento médico, odontológico, alimentação, roupas e transporte. Todas as atividades serão realizadas nas dependências da CFAT, conduzidas por militares e profissionais especializados.

Criado em 2003 pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério dos Esportes, o Programa Forças no Esporte visa promover a inclusão social das crianças atendidas, por meio da prática esportiva e da realização de atividades complementares, tendo como propósitos específicos proporcionar às mesmas a melhoria do convívio e da integração social, da autoestima, das capacidades e habilidades motoras, das condições de saúde, do rendimento escolar, e a diminuição da evasão escolar nas escolas atendidas e da exposição aos riscos sociais.

A Cerimônia de lançamento do Programa aconteceu na sede da CFAT, localizada ao lado da Praia do Prata.