Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A distribuição de alguns tipos de insulina para pacientes diabéticos que fazem acompanhamento pela Secretaria Estadual de Saúde está em falta na Assistência Farmacêutica. Aos seis anos, Maria Eduarda Sousa Reis é uma das pacientes que aguarda receber a insulina do tipo Lantus há quase um mês. O medicamento é de uso diário e custa na faixa de R$ 300. O prazo de validade da solução injetável após a abertura do frasco ou do refil é de 4 semanas. O uso da insulina não pode ser interrompido.

A mãe da menina, Valdirene Rodrigues Sousa diz estar preocupada e tem procurado diariamente a Sesau para que o medicamento seja fornecido. “Minha menina está passando mal e não sei o que fazer”, pontuou. Além da Lantus, o tratamento de Maria Eduarda é feito também com a insulina Apidra.

Um dos responsáveis pela Assistência farmacêutica do Estado informou ao Conexão Tocantins que a insulina está em fase de licitação mas que não há ainda prazo para que ela volte a ser fornecida. Preocupada, a mãe de Maria Eduarda conta que a menina tem passado mal nos últimos dias pela falta do medicamento. “Ela é uma criança de seis anos que depende da insulina para viver”, conta.

A família de Maria Eduarda só conseguiu receber gratuitamente o medicamento após ingressar com uma ação na justiça por meio da Defensoria Pública.

Procurada pelo Conexão Tocantins a assessoria da Sesau informou que o fornecimento da insulina padronizada pelo SUS está normal no entanto não deu previsão para  o reabastecimento da insulina usada por Maria Eduarda. Diante do estado de saúde, a mãe da menina pretende novamente buscar a justiça.