Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Nesta terça-feira, 2, os secretários municipal de Finanças, Claúdio Schüller e estadual da Fazenda, Marcelo Olímpio, reuniram-se para discutir a possível redução do Imposto sobre as Operações Relativas à Circulação de Mercadores e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação  (ICMS) sobre o combustível. Também participou da reunião o secretário de Planejamento e Gestão, Adir Gentil.

Ainda sobre a desoneração de impostos, Schüller explicou que será realizado um estudo para avaliar a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) cobrado pelo Município para o transporte. Uma das propostas apresentadas foi à criação de um grupo de trabalho entre Prefeitura e Estado para analisar a desoneração destas cobranças. Porém, a primeira ação da Prefeitura é apresentar a planilha de custos do transporte coletivo da Capital e os gastos com combustível.

“É válido lembrar que Palmas foi a única cidade a não aumentar a tarifa do transporte coletivo. Vamos discutir a viabilização da redução do ISS para o transporte e ver a o que é permitido na lei de Responsabilidade Fiscal do Município”, destacou Schüller.

Devem participar do grupo de trabalho a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte e o Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, caso seja aprovada sua criação pela Câmara Municipal. 

Segundo Marcelo Olímpio, também será chamada para participar do estudo a Associação Tocantinense de Municípios, pois com a redução dos impostos o repasse de 25% do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para todos os municípios também será reduzido. “Primeiro vamos realizar esse estudo em Palmas e analisar se é viável. O impacto da redução do ICMS para os demais municípios no repasse do IPM”, ressaltou. (Secom Palmas)