Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Será realizada nesta quinta-feira, 4, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Tocantins, uma Audiência Pública para debater a redução da tarifa do transporte coletivo de Palmas.  A audiência foi proposta pelo deputado estadual Marcelo Lelis (PV) e aprovada pelo Plenário da Casa de Leis nessa terça-feira, 3.

Segundo informações repassadas por Lelis, que também é presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, durante a audiência será debatida a redução de 7,23% da tarifa do transporte público, proposta pelo Governo Federal aos municípios, através da desoneração de impostos.

De acordo com o deputado, a audiência irá contar com a participação do Governo do Estado, órgãos públicos municipais, universidades, movimentos sociais ligados ao transporte público na Capital, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Tocantins. Também foram convidados os prefeitos Carlos Amastha, de Palmas, Ronaldo Dimas, de Araguaína, Laurez Moreira, de Gurupi e Otoniel Andrade, de Porto Nacional.

Da prefeitura de Palmas vão participar o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, o de Planejamento, Adir Gentil e o secretário Executivo de Trânsito e Transporte, Cristian Zini Amorim.

No Tocantins, Araguaína e Gurupi já reduziram o valor da tarifa do transporte coletivo.

“Queremos debater nessa audiência pública, a redução da tarifa com as universidades, o Governo do Estado, órgãos públicos e movimentos sociais ligados ao transporte coletivo de Palmas. Vamos tratar da medida feita pelo Governo Federal de desoneração de impostos que permite a redução de 7,23% na tarifa de ônibus, uma vez que através do pacto proposto pela Presidenta Dilma, a tarifa deve ser reduzida e realizada melhorias na infraestrutura no atendimento do serviço prestado à população”, informou o deputado.