Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste mês de julho, época de férias, o Hemocentro de Palmas por meio da equipe de captação de doadores, programou um cronograma especial de coleta externa. O cronograma tem o objetivo de manter os estoques de sangue equilibrados para atender  a demanda de pacientes das unidades hospitalares de Palmas e cidades vizinhas que necessitam deste  “ato de amor”, que é a doação de sangue. As coletas externas iniciaram desde o dia 02 de julho.

Nesta terça-feira, a Coleta externa foi realizada das 8h às 16h no município de Paraíso do Tocantins, na Rua Firmino, n°607, na Feira Coberta. Já na quarta-feira, 10, das 8h às 12h, na Unidade Móvel na Defensoria Pública  situada na Avenida Teotônio Segurado. Enquanto na quinta-feira, 11, a Coleta externa acontecerá das 8h às 17h, na Unidade Móvel na Feira Coberta do Aureny I, localizada na Avenida Tocantins.

A programação de coletas externas segue até o dia 30 de julho.

Critérios para doação

Pode doar sangue qualquer pessoa saudável, com idade compreendida entre 16 e 67 anos, com peso superior a 50 kg. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um período mínimo de dois meses de intervalo entre uma doação e outra. A doação por parte das mulheres deverá manter um intervalo de três meses. Os doadores de 16 e 17 anos devem doar acompanhados dos pais ou responsável legal somente no Hemocentro anexo ao Hospital Geral Público de Palmas - HGPP.

O Hemocentro alerta os candidatos à doação para que levem documento oficial de identificação com foto.

Quem não pode doar?


•       Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
•       Mulheres grávidas ou amamentando;
•       Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
•       Usuários de drogas;
•       Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.