Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação (MEC) aprovou duas propostas do Centro Universitário UnirG, sendo um programa e um projeto.

O programa aprovado foi o Ativa Idoso, que tem por objetivo promover a atenção a saúde dos idosos com limitação de deslocamento, cadastrados nas unidades básicas de saúde de bairros periféricos. Para tanto, contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Gurupi.

“Além de beneficiar os idosos, contribuindo para a inclusão na sociedade, o programa estimulará a capacitação continuada de docentes e aprendizagem contextual de discentes, fortalecendo o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Trará benefícios também para a Instituição, como materiais permanentes da área de Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição, para equipar a unidade móvel de saúde da UnirG que também será reformada com verba”, disse a coordenadora do programa, a professora MSc. Adriana Arruda.

Já o projeto O rádio como ferramenta de reinserção social de menores em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Gurupi-TO é coordenado pela professora MSc. Sonia Pinheiro, e terá o envolvimento dos cursos de Jornalismo e Psicologia, além da participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

O projeto visa contribuir para a ressocialização de menores em conflito com a lei, internados na Unidade Socioeducativa de Semiliberdade do Município, oferecendo aulas teóricas e oficinas de manipulação de equipamentos de rádio, elaboração de roteiros e utilização de softwares de edição.

Para a professora Sônia Pinheiro, com o projeto os internos poderão melhorar a capacidade de percepção de si mesmos e de suas ações. “A falta de perspectivas profissionais e, consequentemente, financeiras, é um dos fatores que ajudam a elevar os índices de reincidência, principalmente quando se fala de delitos de natureza patrimonial como o roubo e o furto, além do uso de drogas. Nessa realidade, não são raros os casos de jovens que praticam novo ato infracional. Esse cenário pode, e deve ser modificado, com a oferta de oportunidades de qualificação desses menores, principalmente quando são comunicados de que poderão voltar ao convívio familiar. Nesse sentido, o rádio, um meio de comunicação acessível a todas as classes sociais, apresenta-se como uma escola de vida e cidadania”, disse a professora.

As propostas são oriundas do workshop de captação de recursos realizados pela UnirG, em março, com o propósito de captar recursos externos por meio de projetos de pesquisa e extensão.

O workshop foi promovido pela Fundação e Centro Universitário UnirG, por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I - órgão de apoio à Fundação), Pró-reitoria de Graduação e Extensão (Pgrad) e a Pró-reitoria de Pós Graduação e Extensão (Propesq).

Participaram da elaboração das propostas, os coordenadores de curso, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), membros das comissões de projetos dos cursos e demais professores das equipes.