Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Prefeitura de Gurupi realizou o termo de adesão do município junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti) visando o recebimento da prestação de serviços à comunidade dos ex-acadêmicos participantes do Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins (Proeducar). Com este termo Gurupi deverá ofertar 314 vagas em várias áreas de formação.

De acordo com a Sedecti, os acadêmicos que estão em débito com o Proeducar têm como opções quitar sua dívida total em moeda corrente ou até 50% do valor em prestação de serviço ao Governo. A dívida poderá ser parcelada em até uma vez e meia o correspondente ao período de utilização do Crédito Educativo, ou seja, o beneficiado que utilizou o crédito por quatro anos poderá parcelar seu débito em até seis anos, por exemplo. 

Segundo o chefe do Departamento de Recursos Humanos, Manoel Moraes dos Reis Filho, a partir desta parceria os beneficiados do Proeducar poderão iniciar suas atividades em agosto. “Estamos aguardando as orientações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, quanto ao controle de frequência para poder dar início na prestação de serviços”, declarou Manoel. 

Em Gurupi a demanda é nas seguintes áreas: zootecnia; turismo, transporte e agência de turismo; turismo com ênfase em eventos; turismo; tecnólogo em segurança do trabalho; tecnólogo em redes de computadores; tecnólogo em processos gerenciais; tecnólogo em gestão pública; tecnólogo em gestão ambiental; tecnólogo em recursos humanos; tecnólogo em gestão de cooperativas; tecnólogo em gestão de agronegócios; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão de agronegócios; tecnologia em gestão de cooperativas; tecnologia em gestão agroindustrial; serviço social; secretariado executivo; publicidade; psicologia; pedagogia; odontologia; normal superior; medicina; matemática; licenciatura em educação física; letras habilitação em língua portuguesa; letras; história; geografia; fisioterapia; farmácia; engenharia civil, engenharia agrícola; enfermagem; educação física; gerenciamento de redes de computadores; comunicação social – publicidade e propaganda; comunicação social – jornalismo; comunicação social; ciências contábeis; ciência da computação; biomedicina; bacharel em administração de empresas; agronomia; administração em recursos humanos; administração em marketing; administração.

Proeducar

Visa financiar parcialmente os cursos de graduação de estudantes carentes matriculados em Instituições de Ensino Superior não gratuitas no Tocantins, podendo financiar até 85% do valor da mensalidade, calculados a partir da renda mensal do grupo familiar apresentada pelo candidato no ato do processo seletivo. As Instituições oferecem um desconto de 20% no valor do restante da mensalidade, cabendo ao beneficiário pagar somente uma pequena diferença.