Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria de Defesa Social - Seds entregou nesta semana 2.120 kg de alimentos para mais de 70 famílias remanescentes de quilombos do Tocantins nas comunidades Grotão Vale do Gameleira, em Filadélfia e São Joaquim, no município de Porto Alegre do Tocantins, sudeste do Estado.

A ação, que contempla a política de assistência e segurança alimentar da Secretaria para as comunidades, resultou de uma parceria de cooperação técnica entre a Seds e a Fundação Cultural Palmares. Esta é a terceira etapa da parceria realizada este ano.

Segundo André Luiz Gomes da Silva, assessor dos Afrodescendentes da Seds, a Secretaria tem se preocupado com a insegurança alimentar nas comunidades quilombolas, a entrega das cestas é uma ação que possibilita aos quilombolas o acesso a alimentos.

A Assessoria dos Afrodescendentes está elaborando um diagnóstico das 27 comunidades quilombolas do Estado, através de visitas técnicas e avaliação socioeconômica das famílias. O levantamento, que coleta informações sobre moradia, saneamento básico, educação, saúde, acesso a programas sociais e outros aspectos, vai permitir a atualização de informações sobre as comunidades facilitando assim o acesso aos programas do Governo. (Ascom Seds)