Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

“Viemos conhecer o Tocantins, notamos que é um Estado extremamente rico e encantador com potencial agropecuário, água e terras abundantes, clima estável e solos planos”, assim definiu o Embaixador da República Popular da China, Li Jinzhang ao conhecer o projeto Rio Formoso, na tarde desta quinta-feira, 19, na Fazenda Patizal, município de Lagoa da Confusão. A comitiva chinesa continua no Estado até próximo domingo, 21, conhecendo as diversidades agropecuárias e turísticas.

O Embaixador ressaltou ainda que a intenção do governo chinês é estreitar, ainda mais, as relações comerciais com o Tocantins, principalmente para investimentos futuros na cadeia produtiva da soja. “Atualmente da soja importada da China, 70% é do Brasil. No Tocantins podemos investir neste segmento de processamento do grão para produção do biodiesel e óleo”, complementou Li Jinzhang.

Ao falar da comitiva chinesa no Estado, o secretário Jaime Café enfatizou, “A comitiva está conhecendo a excelência do potencial da pecuária e agrícola do Estado. Estivemos no frigorífico Safrigu, em Gurupi, e agora no sistema de irrigação do projeto Formoso. O Banco de Desenvolvimento da China já sinalizou que pretende financiar parte do projeto de irrigação Prodroeste. Isso demonstra que o Tocantins continua atraindo novos investimentos para impulso do agronegócio”, destacou.

Na ocasião, um dos proprietários da Fazenda Patizal, do grupo Uniggel Sementes, Fausto Garcia explicou as vantagens produtivas da produção da soja em várzea. “A semente da soja no sistema de subirrigação que produzimos possui grande potencial produtivo. Esse diferencial reflete na produtividade. Atualmente fornecemos sementes para sete estados do Brasil, com uma margem de produção em torno de 4 milhões de toneladas de soja”, disse.

Fazenda

A fazenda Patizal do grupo Uniggel Sementes – União dos Irmãos Garcia Guimarães Empreendedores investe na produção da semente de soja e arroz. Na última safra foram colhidos em torno de 110 mil toneladas de sementes de soja, numa área de 42 mil hectares, nos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. A produção do arroz ficou em 109 mil sacas.

Dados

Segundo dados da SFA – Superintendência Federal de Agricultura do Tocantins os investimentos aplicados na produção de sementes de soja vem crescendo gradualmente a cada ano. Na safra passada foram plantados 37 mil hectares de sementes de soja, a atual está em mais de 42 mil hectares.