Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada federal Nilmar Ruiz, líder do PEN na Câmara dos Deputados, vem trabalhando para estimular estudantes tocantinenses a participarem da 9ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O concurso selecionará, até o dia 30 de setembro, redações e artigos científicos sobre o tema feitos por estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado.

O prêmio tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. Os trabalhos que se destacarem receberão diversas premiações de acordo com as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para Nilmar, é muito importante que a discussão sobre a igualdade de gêneros aconteça nas escolas e universidades. “Desta forma, vamos provocar nos jovens a discussão do tema e a atenção deles sobre a importância da igualdade entre os gêneros. É debatendo o tema que a sociedade passará por um processo de transformação, reduzindo as desigualdades entre homens e mulheres”, observa Nilmar.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres.

Escolas públicas e privadas de ensino médio, com projetos e ações pedagógicas visando a promoção do ensino pró-equidade também poderão apresentar suas iniciativas. Será escolhida uma escola por unidade da federação.
Inscrições e mais informações no portal www.igualdadedegenero.cnpq.br. (Ascom)